A recess o mundial est destinada a agravar

1888 palavras 8 páginas
A recessão mundial está destinada a agravar-se por Prabhat Patnaik [*]
Mais de sete anos após o início da crise do mundo capitalista não há sinal de qualquer recuperação e hoje as perspectivas parecem ainda mais negras do que antes. De facto, enquanto o mundo capitalista avançado continua atolado na crise, ela agora está a propagar-se por todo o globo, mesmo para países como a Índia e a China que inicialmente pareciam haver escapado ao seu impacto. A taxa de crescimento do PIB indiano está a desacelerar; além de que o sector manufatureiro continua a testemunhar estagnação quase absoluta. A taxa de crescimento de 2,3 por cento nas manufaturas em 2014-15, ainda que exígua representou uma melhoria em relação aos 0,8 por cento em 2013-14 e foi geralmente extrapolada como uma viragem. Mas a taxa de crescimento em Maio, o mês mais recente para o qual temos números, está outra vez nos 2,2 por cento (em relação ao mesmo mês de um ano atrás). Também na China, a taxa de crescimento do PIB está a reduzir-se; isso acontece no seu sector industrial que testemunhou uma expansão fenomenal durante longo tempo. E uma vez que a China emergiu como grande compradora de matérias-primas, incluindo as da América Latina, um arrefecimento da sua taxa de crescimento industrial implica um entrave a várias economias do terceiro mundo cujas fortunas haviam melhorado devido ao boom chinês.

A crise, em suma, está a tornar-se generalizada por todo o globo, mesmo que haja uma pequena melhoria nas economias dos países capitalistas avançados. A situação quanto à Eurozona é bem conhecida: todo o Sul da Europa, e mesmo a França, é atingido duramente pela crise. E a Grã-Bretanha continua a sofrer com as medidas de "austeridade" draconianas impostas pelo governo Cameron.

IMPRESSÃO ENGANOSA

Os Estados Unidos dão a impressão de serem uma exceção a este fenómeno, mas esta impressão é enganosa. Apesar de a taxa de desemprego nos EUA ter baixado para 5,3 por cento em Julho de 2015, a qual é muito

Relacionados