A realidade e o mundo em que vivemos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a realidade? O que é o real? Seria o mundo? As pessoas, os animais, as plantas e tudo mais que a nossa percepção alcança? Ou isto é apenas uma ilusão criada por nossa mente, uma sombra do mundo real, ao qual nos incita Platão, a conhecer? Que mundo real seria esse e, o que nos prende a essa caverna escura? Apenas o desconhecer, o não saber da existência desse mundo real? Haveria verdadenestas teorias de que somos e vivemos numa ilusão? Não posso encontrar fatos ou provas concretas que me apontem, nem mesmo indícios, por mais frágeis, que me levem a admitir tal possibilidade. Não compreendo o que leva pensadores, dos mais sábios e respeitados, a subestimarem a existência do homem e seu habitat, o planeta terra e toda estrutura física do universo. Em que se baseia a afirmação que arealidade não existe? Na limitação de nossa percepção física, na incapacidade natural que nos limita de “ver” ou “sentir” essa realidade? Não... Não pode ser apenas isso... Poderia ser a descrença desses homens no ser humano, que embasados em suas mentes brilhantes, tentam fazer sentido a contradição no ser humano... Ou talvez a incompreensão de sua própria natureza humana, a incapacidade deadmitir que sejam portadores de sentimentos falhos e maus.
Essas mentes brilhantes e criativas, decepcionadas com sua própria condição, procuram forjar uma realidade inexistente e perfeita, onde caibam seus desejos e sonhos de um ser humano perfeito... Não, não posso negar a realidade e minha condição de Ser humano. com meus defeitos e imperfeições, desejos egoístas e individuais, não posso, em nomede uma idealização de ser humano, desprezar meu mundo, minha realidade e minha humanidade, por isso me recuso a “enxergar” além do que existe, pois isso seria apenas fugir do espelho, esconder-se debaixo da cama, pura covardia, preciso e encaro o monstro que posso ser, o ser humano. Afirmo, mesmo contra a fé e a filosofia de alguns, a realidade existe e esse é o mundo real, o único que temos eteremos, nessa breve existência que temos.
Como supor uma realidade além desse mundo a que sentimos e percebemos? Tosas as descobertas e tudo o que a filosofia e todas as ciências fazem se baseiam e, é fruto desta realidade, sem esta nada seria possível, nem mesmo as utópicas e absurdas teorias de multirealidades, a fértil imaginação da ficção e as loucuras da fé... Tudo se enraíza nesta supostailusão de realidade, todos os conceitos e todas as teses, sínteses, antíteses, se percebem apenas nesta realidade. Não há como ser, seja do ponto de vista do existencialismo, seja do ponto de vista do determinismo, realismo, ou qualquer outro ismo, que não aqui, nesta realidade parca e imunda, mas real e humana.
Não busco uma confirmação desta certeza, que construí forjado no sentir e ser do Serhumano, em suas mais diversas manifestações, o medo, a fé, o amor, a solidão, o desejo, etc., O que busco é a compreensão da aceitação de tantos nestas divagações... Pergunto-me aonde quer chegar o ser humano que acredita que existe uma realidade diferente desta, outro mundo... Qual a sua alegria e prazer de viver, se acredita que não existe? Que é apenas uma ilusão ou um espírito controlado por umser supremo que lhe guarda um paraíso, onde terá uma realidade plena? Que vida pode ter um ser humano que acredita fazer parte de um “todo”, que faz parte de uma consciência coletiva que comanda sua existência... O que pode haver de humano, de vida em seres assim?
Entendo que a limitação de nossa percepção nos deixa entrever apenas a ponta do iceberg do que existe, em sua totalidade, sons, luzes,dimensões, estão fora do alcance desta percepção, mas não são ilusões o que vivenciamos no dia-a-dia, toda ciência e tecnologia que criamos, nossa história, civilizações, impérios...tudo é, e foi real. O homem é o senhor de seu mundo, o construtor de sua realidade. O homem diante de sua limitação sensorial, constrói seus olhos e seus ouvidos, para poder perceber sua realidade de forma mais...
tracking img