A QUESTÃO SOCIAL E SUAS CORRELAÇÕES ENTRE PASSADO E PRESENTE

1888 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 a questão social e o surgimento do serviço social 4
3 A QUESTÃO SOCIAL E O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 5
4 COnsiderações finais 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Nesse texto serão respondidas algumas perguntas pertinentes à “Questão Social”, porém sem esgotar as inúmeras possibilidades de análises que derivam dessa expressão. As análises do texto recaem sobre às expressões da “Questão Social” no surgimento do Serviço Social, em especial no Brasil: o tratamento que recebeu a mesma no inicio do Serviço Social na Europa e no Brasil; suas expressões na atualidade; as relações entre passado e presente sobre a “Questão Social” e as manifestações da sociedade contra suas expressões na contemporaneidade. Lembrando que por ser uma produção textual relativamente pequena serão pontuados apenas os aspectos mais relevantes das questões levantadas.

2 a questão social e o surgimento do serviço social
Diante da nova forma de organização da sociedade que se desdobra com o advento do capitalismo, a principio de sua forma mercantilizada em seguida com o processo de industrialização e urbanização das cidades, surgem as expressões de um sistema injusto e antagônico que é denominada por estudiosos como “Questão Social”.
Inicialmente as características dessas expressões foram uma polarização social e uma generalização da pobreza e da miséria: de um lado uma classe rica e prospera- os capitalistas- proprietários dos meios de produção e do outro os cidadãos desprovidos dos meios de produção e cujo único bem que possuía era sua própria força de trabalho- o proletariado- que precisava vender essa força de trabalho aos donos do capital para obter sua subsistência. Como resultado dessa polarização temos uma pauperização generalizada da população trabalhadora que devido a voracidade da exploração do capital sobre

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • teste
    45855 palavras | 184 páginas