A quarta onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
TÍTULO DO CAPÍTULO
O CONCEITO

“A incapacidade de relacionarmos nosso bem-estar com a natureza na vida artificial e mecanizada que levamos hoje, nos centros urbanos, afasta-nos da nossa real mantenedora. Vivemos segundo Rita Mendonça, sob o desejo de nos apropriarmos da natureza, e não de nos conhecermos como seus filhos. Para satisfazermos nossas "necessidades" de consumo, nós atransformamos em simples recurso para utilizamos hoje no futuro. A mesma autora cita a proposta de trabalho de Joseph Cornell, que visa promover a aproximação e interação do indivíduo como a natureza, possibilitando às pessoas expandirem sua auto-identidade, de modo a incluir todas as coisas como parte de si mesmas. Assim, elas começam realmente a se interessar pela natureza e a cuidar dela”.1.1 - Origens da Quarta Onda
Agora estamos diante da QUARTA ONDA.
Uma onda que retoma à primeira, para refazer o caminho. A primeira onda é extrativa.
A quarta onda retorna à natureza para recomeçar a extração dos produtos da natureza, em outras bases, as da chamada sustentabilidade.
A humanidade quer continuar aumentando e melhorando o seu consumo. A TI propiciou o surgimento de diversos novosprodutos, que se transformaram em objeto preferencial de desejo, como o telefone celular.
Agora com a paranóia, beirando à histeria ambiental, os consumidores começam a qualificar o seu consumo, buscando avaliar o impacto do mesmo sobre o aquecimento global.
Diversamente da terceira onda, marcada pela profusão de produtos novos, industriais e não apenas de serviços, a quarta onda teve menosprodutos inusitados, inéditos, mas a transformação de produtos tradicionais com características diferenciadas.
A base, diversamente da Terceira Onda - sustentada pela Tecnologia da Informação - foi a manipulação molecular, caracterizadas como biotecnologia e nanotecnologia.
A biotecnologia está voltada para as células vivas (humanas, animais e vegetais) e a nanotecnologia para todos os elementosfísicos, prioritariamente para os insumos industriais. Ambas buscam a transformação dos elementos encontrados na natureza.
Os alimentos transgênicos podem ser tomados como paradigmas da Quarta Onda. A soja transgênica, consumida na forma de óleo ou alimentos com a sua incorporação, não se caracteriza para o consumidor final como um produto novo.
Uma camiseta esportiva que absorve a transpiração docorpo, mantendo-se seca é apenas um velho produto, com característica novas e adicionais.
As ondas não vão se caracterizar pela tradicional divisão entre agricultura, indústria e serviços, mas pelos níveis de transformação dos produtos naturais em bens de consumo final e pelas mudanças de uso pela humanidade.
É na mudança de uso dos combustíveis de base fóssil pelo de base biológica e renovávelque estará um dos pilares da Quarta Onda.
Não será apenas a substituição parcial da gasolina ou do diesel pelo etanol ou pelo biodiesel. Será uma mudança na concepção do consumidor, onde o impacto ambiental terá um valor maior (positivo ou negativo).
Um impacto de percepção, mas que terá grande influência na decisão individual de cada consumidor, mas no conjunto irá mudar a configuração domundo.
Nesse novo mundo, o Brasil tem mais pontos fortes que fracos, ao contrário da China.

1.2 – Responsabilidade com a Quarta Onda

A ecologia profunda, corrente de pensamento criada no início dos anos 70, pelo filósofo Arne Naess , defende a ideia de que contato do homem, seja de qual idade for, com a natureza é o único modo de sensibilizá-lo para o problema ambiental. O contato direto com oambiente (experiência) desperta nas pessoas a percepção da degradação ambiental e da posição do homem como ator principal neste cenário (questionamento). Esta reflexão inspira a mudança de atitudes no cotidiano, colaborando para conservação do ambiente.

Há apenas alguns anos, a idéia de que um documentário sobre mudanças climáticas pudesse valer ao protagonista tanto um Oscar quanto o...
tracking img