A qualidade de vida no trabalho como resultado da ergonomia aplicada na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
RESUMO
1.INTRODUÇÃO 8
2.DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA 9
2.1 HISTÓRICO DA ERGONOMIA 9
2.1.1 PRINCIPAIS ÁREAS DA ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO 11
2.1.1.1 ERGONOMIA NO TRABALHO FISICAMENTE PESADO 11
2.1.1.2 ERGONOMIA NO TRABALHO EM ALTAS TEMPERATURAS 12
2.1.1.3 BIOMECÂNICA 13
2.1.1.4 ERGONOMIA NO MÉTODO E NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 13
2.1.1.5 MELHORIA DA CONFIABILIDADE HUMANA 142.1.1.6 PREVENÇÃO DA FADIGA NO TRABALHO 15
2.1.2 FATORES AMBIENTAIS 16
2.1.2.1 CLIMA 16
2.1.2.1 ILUMINAÇÃO 17
2.1.2.3 RUÍDOS 17
2.1.2.4 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS 18
2.1.2.5 VIBRAÇÕES 18
3.DEFINIÇÃO DE QUALIDADE 19
3.1 HISTÓRICO DA QUALIDADE 19
4.ERGONOMIA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 21
5.IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NA EMPRESA 23
6.CONCLUSÃO 24
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
8 ANEXOS 27
 RESUMO

A Ergonomia, fator importante dentro de toda e qualquer empresa, veio para a melhoria contínua da mesma. Não foi o homem quem a inventou, ele simplesmente descobriu o que já existia. E essa descoberta foi se aprimorando cada vez mais, junto com a evolução da humanidade.
Ela é uma ferramenta que ajuda todos os trabalhadores de uma empresa, pois ela melhora significativamente a eficiência,produtividade, segurança e saúde em todos os postos de trabalho, fazendo com que tudo o que possa vir a prejudicar um trabalhador, seja mudado, de forma que ambos (tanto a empresa, quanto o trabalhador), saiam satisfeitos.
Na Ergonomia, temos várias áreas onde ela pode ser aplicada, como: no trabalho fisicamente pesado; em altas temperaturas; na Biomecânica; no método de organização do trabalho,entre outros. E também nos fatores ambientais, como: Clima; Iluminação; Ruídos; Substâncias Químicas e Vibrações.
Como podemos ver, se o ambiente estiver ergonomicamente correto, a qualidade de vida no trabalho será uma conseqüência inevitável. Pois, se o trabalhador estiver confortável em todos os sentidos, além de produzir mais, ele também não traz grandes prejuízos a empresa. Dessa forma,empresa e trabalhador saem ganhando.








1. INTRODUÇÃO

Ainda pouco conhecida do público em geral, a Ergonomia vem assumindo papel de destaque crescente na concepção de modernos ambientes de trabalho, que envolve a relação do homem com as diversas tecnologias presentes nesses ambientes e as necessidades de qualidade, de produtividade, de redução de custos inerentes a produção.
Doisfocos são colocados quando da elaboração do projeto do trabalho. A tarefa a ser executada e as exigências desta ao indivíduo que vai executá-la ou o homem com relação as suas necessidades especiais e psicológicas. Nesse contexto devem ser inseridas as expectativas e o histórico individual, dentro e fora da organização, de cada uma e de todas as pessoas, por mais distintas que possam ser, para quese possa formular um modelo de interpretação das diversas ordens e formas de relacionamento entre os seres humanos e as suas posturas diante do poder ou da submissão, e suas reações a estes.
As mudanças tecnológicas e as novas técnicas de gestão dos negócios têm causado várias alterações nos métodos e processos de produção. Para acompanhar estas mudanças, é necessário proporcionar aosfuncionários/colaboradores condições adequadas para que estes possam exercer suas tarefas e atividades com conforto e segurança. Desta forma, é necessário projetar o posto de trabalho e, organizar o sistema de produção com concepção ergonômica.
A Ergonomia nas empresas é de enorme importância, não só em termos de lucro, mas também no aspecto social, proporcionando uma melhor qualidade de vida a nívelindividual e de toda a comunidade, que com certeza se beneficiará de trabalhadores mais motivados e confortáveis em seus postos de trabalho.




2.DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA

A palavra “Ergonomia” deriva-se de duas palavras gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis, regras. Hoje em dia é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador,...
tracking img