“RELAÇÃO DA PRODUÇÃO COM SEGURANÇA DE TRABALHO ATRAVES DA ERGONOMIA EM INDÚNSTRIA DE PNEUMÁTICOS

1828 palavras 8 páginas
UniMSB

NOME:EDUARDO DOS SANTOS NOME:FELIPE BARBOSA

“RELAÇÃO DA PRODUÇÃO COM SEGURANÇA DE TRABALHO ATRAVES DA ERGONOMIA EM INDÚNSTRIA DE PNEUMÁTICOS”

Rio de Janeiro
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

REVISÃO DA LITERATURA 3

Segurança do Trabalho. 3
Ergonomia 4
Ergonomia na Produção 5

CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Através de Taylor, em 1880 teve início a gerência científica com busca de melhoria da produção sem, no entanto, deixar de perceber claramente todos os fatores envolvidos, entre os quais a segurança. Nessa fase, no entanto, o risco das atividades produtivas é grande e muitos às primeiras preocupações com as causas dos acidentes que geravam a acidentes acontecem.
Os primeiros reflexos sobre a Engenharia de Segurança ocorrem nessa época com a identificação de atos inseguros, insatisfação do trabalhador com o ritmo do trabalho exigido para maior produção e percepção do grau de risco das atividades produtivas. Por falta de métodos de trabalho.
Começou-se a determinar por antecipação a adaptabilidade dos trabalhadores aos diversos tipos de emprego, classificar os graus de habilidade manual desejada pelas gerências e tentar adaptar o trabalhador ao perfil desejado para a função, reduzindo a chamada propensão a acidentes. Tornando-os ergonomicamente mas eficientes com segurança e qualidade.
É interessante notar que a submissão dos trabalhadores, progressivamente, ao sistema capitalista de produção ocorreu à medida que esse sistema conquistava as formas de organização do trabalho e com elas todas as alternativas para o aumento da produção – incluindo a Segurança do Trabalho.
Nesse ponto Segurança do Trabalho, ocupa um espaço vital para que os desenvolvimentos dos processos possam ocorrer com a aplicação das novas tecnologias levando em conta de

Relacionados