A qualidade de vida no trabalho e a saúde do trabalhador de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A qualidade de vida no trabalho e a saúde do trabalhador de Enfermagem

A expressão “qualidade de vida” tem sido referida, tanto no momento de vida dos indivíduos em sociedade, como no momento de trabalho. Não há como dissociar a vida e o trabalho.
Para compreender o significado de qualidade de vida no trabalho e suas implicações na saúde dos trabalhadores de enfermagem,torna-se necessário apreender o significado de qualidade de vida.
A discussão pode ser realizada no mínimo em duas abordagens. A concepção da qualidade de vida na Abordagem tradicional que é positivista, nessa linha de pensamento a busca pelo conhecimento é neutra, objetiva, livre de juízo de valor e de implicações político-sociais, marcadas pela neutralidade e pela objetividade. Cujascaracterísticas são: subjetividade; a multidimensionalidade; e a presença de dimensões positivas, como a mobilidade e dor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu um grupo de experts de diferentes locais e culturas visando conceitua-la. Que definiu a qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto de cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aosseus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
A expressão “qualidade de vida” passa junto pela qualidade de saúde, suas possibilidades e limitações, tanto individual como coletiva, e no sentido de satisfazer as necessidades como as de moradia, educação, alimentação, trabalho, lazer, relações sócias. O conceito de qualidade de vida é apreendido como subjetivo, dinâmico, quemodifica com nosso processo de viver, uma vez que a satisfação com a vida e a sensação de bem estar podem, muitas vezes, ser sentimentos transitórios. Sobre essa visão, a captação da qualidade de vida é realizada tanto genérica, que se captam o perfil saúde-doença e seus aspectos, como o impacto de uma doença sobre a população geral, tanto especificamente que busca detectar particularidades da qualidadede vida nos indivíduos, como funções físicas, sexual entre outras. Um amplo repertorio de indicadores e instrumentos têm sido utilizados mundialmente no sentido de quantificar e apreender a qualidade dos grupos, destacando: Índice de Desenvolvimento, Qualidade de Vida Ligada á Saúde, Índice de Condições de Vida. A OMS desenvolveu um projeto em vários continentes que mensurasse a qualidade de vidaem uma perspectiva internacional, no Brasil foi aplicado e validado o WHOQOL-BREF, empregando esse instrumento, concluíram que os trabalhadores de enfermagem das seções de UTI Pediátrica e Ambulatório consideraram que os domínios que mais contribuíram para a qualidade de vida foram os relativos á dimensão psicológica e de relações sociais.
Na abordagem histórica, a busca é pelahistoricidade dos fatos objetivando transformar a realidade, tendo como categoria básica análise da sociedade o modo de produção, e como categoria mediadora das relações sociais, o trabalho. Nessa perspectiva, a preocupação encontra-se em apreender os determinantes que influenciam a qualidade de vida e a reflexão acerca dos processos que a determinam. A dimensão cultural deve integrar a qualidade de vidaentendida como demonstração histórica concreta da competência humana. O sistema integrado de contradições está reportado á reprodução social que, em ultima instancia, modela a qualidade de vida e os padrões de saúde-enfermidade resultantes, chamado de perfil epidemiológico.
Em argumento mundial, o trabalho vem sofrendo transformações importantes, decorrentes da chamada globalização, que vemexigindo constantes mudanças, o trabalho exercido no País reproduz essas transformações. A implementação de novos modelos de gestão e tecnologia é necessária para a produção de melhores produtos ou serviços de qualidade para os consumidores, que se encontram cada vez mais exigentes. A exigência pela qualidade tem repercutido nas instituições, visando a aumento de maior produtividade, melhor...
tracking img