A Psicoterapia Fenomenol Gica Existencial

517 palavras 3 páginas
A Psicoterapia Fenomenológica Existencial

As pessoas experimentam o mundo de forma diferente e única. Por mais que procuremos encontrar uma correlação, por menor que seja, que nos surpreenda com a possibilidade de vivenciarmos algo idêntico ao outro, nos decepcionamos, pois as percepções continuarão únicas. Esta sensação pode nos trazer a experiência de que estamos sós, porém, pode também, contribuir em perceber o universo de possibilidades que o ato de viver nos presenteia.
Assim, não consigo conceber a atitude de se enquadrar alguém em um modelo teórico que pode fornecer algumas explicações técnicas, mas que não consegue abarcar a unicidades das experiências.
Para tanto, desenvolvo psicoterapia da fala através da abordagem fenomenológica existencial, cujos fundamentos contribuem na percepção da realidade existencial do sujeito e seu histórico, buscando as experiências singulares deste existir e, junto com o próprio sujeito, compreender a própria existência e seus significados, permitindo-se à reflexão mais apurada dos fenômenos que surgem e do universo de escolhas. É fundamental descobrir e criar possibilidades para que se possa escolher, além de perceber o fenômeno tal como ele realmente é, permitindo que tenhamos o resgate da coragem e da vontade de viver, construindo-se a si mesmo nesta jornada.
Fenomenologia existencial é uma forma de se pensar o mundo, surgida na filosofia. Não se tem somente uma pessoa responsável por tal pensamento. É um movimento que foi surgindo na Europa, sobretudo após as grandes guerras, havendo vários pensadores que contribuíram na edificação da mesma. Como fenomenologia entende-se o processo de se perceber o fenômeno tal como ele se apresenta e seus fundamentos. Para tanto existe a predisposição de se retirar dos fenômenos, todo e qualquer expectativa que o observador possa ter acerca do mesmo, bem como todas as interpretações, estudos e pré-conceitos acerca do fenômeno que surge. É possibilitar que o ser surja e mostre-se como

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas