A Psican Lise Kleiniana

4245 palavras 17 páginas
A psicanálise Kleiniana

A psicanálise Kleiniana1
Flávio José de Lima Neves
Resumo
O autor apresenta as principais contribuições de Melanie Klein à psicanálise. Partindo da psicanálise clássica, Klein desenvolveu alguns conceitos de Freud (fantasia, mundo interno, complexo de Édipo, entre outros) e elaborou outros conceitos originais (o conceito de posição, as idéias sobre as etapas mais primitivas do desenvolvimento, os mecanismos e as defesas utilizadas nas fases iniciais do desenvolvimento). A partir da apresentação das contribuições teóricas, são mencionadas também algumas importantes implicações das idéias kleinianas na técnica e na prática clínica da psicanálise, tal como concebida e preconizada por Melanie Klein e seus seguidores.
Palavras-Chave
Fantasia inconsciente – Posição – Mecanismos primitivos – Mundo interno – Setting – Interpretação

I – Considerações iniciais
Desde os anos 40 do século passado, quando as famosas discussões controversas envolveram apaixonadamente os membros da Sociedade Britânica de Psicanálise entre 1942 e 1944, o sistema kleiniano de psicanálise se consolidou de forma progressiva e definitiva dentro da própria Sociedade Britânica e, a seguir, se expandiu para outros países: inicialmente, países latino-americanos e, posteriormente, para outros países da Europa, onde as idéias de Klein começaram a ser reconhecidas e onde passaram a ter importância cada vez maior. Por último, formaramse alguns grupos de orientação kleiniana nos Estados Unidos, o perene e absoluto baluarte da psicologia do ego, inspirada no trabalho de Heinz Hartmann e respaldada por Anna Freud.

1. Trabalho apresentado em painel na aula inaugural do CPMG em 05/03/2007.

Hoje, vou apresentar os componentes do sistema kleiniano que são essenciais, específicos e definidores de uma escola de psicanálise. Por sistema, deve ficar entendido que eu me refiro aqui a uma resultante da integração entre a teoria e a prática clínica, tal como Melanie Klein e seus seguidores

Relacionados

  • Bruno
    19654 palavras | 79 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Fundamentos psican liticos David Zimmerman
    296706 palavras | 1187 páginas