a prostuição em angola

1815 palavras 8 páginas
A prostituição em Angola
Pesquisado por José Viriato
UMA OLHADA...

A prostituição tem sido definida como acto ou efeito de prostituir ou de prostituir-se, devassidão, conjunto das prostitutas, vida desrregrada profissional.

É tida como a mais antiga profissão no mundo e seu surgimento perde-se na história. Escritos bíblicos apontam Sodoma e Gomorra, como sendo o centro de prostituição no mundo antigo. Nos tempos dos reis de Israel, babilónia, foi tida como sendo um local de fomento de práticas idólatras e de prostituição.

Hoje, ela é encarada com um meio de sobrevivência, tanto até que países como a França e Estados Unidos já legalizaram essa prática como profissão, gozando de um estatuto social e judicial.

No ano passado, em França, prostitutas fizeram greve, o que levou a paralização de sectores de produção de peso no país. Anualmente a prostituição rende ao cofre do estado francês cerca de 22 milhões de dólares.

ÍNTEGRA

Ao contrário do que muitos pensam, a prostituição em Angola tem atingido níveis muito elevados nos últimos anos. Este ofício é praticado de várias formas e por pessoas de várias camadas sociais.

Uma das principais causas de sua prática no nosso país é a pobreza. O péssimo nível de vida, ou seja, a miséria em associação com o desemprego levam muitas mulheres, jovens e senhoras a prostituirem-se.

É bem notável a escassez de emprego, principalmente para a camada mais pobre e menos intelectual. Por este facto a população feminina experimenta várias formas morais de conseguir o sustento, sendo muitas delas sem êxito.

Algumas destas mulheres têm filhos por criar, e vivem em casa de familiares que frequentemente repontam o facto de tanto ela como o filho serem um fardo em casa, devido a escassez de alimento. Outras têm irmãos e pais a quem gostariam de ajudar, mas não têm meios. Há ainda outras, cujo marido é desempregado ou, se é empregado, não ganha o suficiente para satisfazer as necessidades básicas da família.

Relacionados