A primeira entrevista familiar: teoria e prática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PRIMEIRA ENTREVISTA FAMILIAR: TEORIA E PRÁTICA



Cintia Thiesen[1],
Cristiane Bento1,
Liege Oliveira1,
Luana Carvalho1,
Magda Pereira1

Resumo

O presente trabalho apresenta uma breve descrição da primeira entrevista familiar, realizada com uma família legítima. As famílias diferem em suas definições, em sua descrição leva-se em conta o momento do ciclo de vida familiar, astarefas de cada fase, tradição, cultura e entre outras características as especificidades de cada componente familiar, que a tornará única. Para delinear sua estrutura a entrevista familiar contribui para a exploração e entendimento do contexto familiar.
Palavras Chaves: Entrevista, familiar, ciclo de vida.

Introdução
A família é unidade básica da sociedade formadapor indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos. Conforme afirma CRUZ (2005) “A família representa um dos pilares da sociedade e é o contexto primário e privilegiado de socialização, permitindo aos indivíduos influenciar-se mutuamente no contacto com as diferentes gerações” (CRUZ, 2005, apud MACHADO, 2008). Neste sentido, a estrutura familiar representa a teia invisível que organiza o modo como ossubsistemas familiares e os seus membros interagem entre si (MINUCHIN, 1974, apud MACHADO, 2008). Constatou Carter (1995) que “as famílias diferem em sua definição de “família”, em sua definição do momento das fases do ciclo de vida e das tarefas adequadas a casa fase, e em suas tradições, rituais e cerimônias para assinalar as tradições de ciclo de vida” (CARTER & MCGOLDRICK, pg. 65).



ObjetivoO presente trabalho teve como objetivo oportunizar às graduandas do curso de Psicologia, da Instituição de Ensino Superior Cesuca Faculdade Inedi, exercitar a técnica da primeira entrevista familiar bem como vincular a prática real com a teoria vista em sala de aula.


Metodologia
A entrevista foi documentada com áudio e vídeo, a família estava ciente da gravação tendo autorizadoa produção do material com assinatura de um documento de livre consentimento.
A entrevista foi marcada e realizada num domingo à tarde na residência da família, no município de Gravataí, teve duração de 1hora e 14 minutos.
O grupo de graduandas foi composto por cinco integrantes, à distribuição dos papeis se deu da seguinte forma: 1 Terapeuta, 1 Co-terapeuta, 2 Observadoras, 1 Técnica defilmagem.
A família entrevistada é um subsistema parental, composta pelo pai, mãe e um filho adolescente, seus nomes foram preservados, sempre que referidos durante a descrição prática neste trabalho serão nomeados como mãe, pai e filho.

Descrição do Primeiro Contato com a Família
O primeiro contato feito com a família foi via telefone, o convite foi feito à mãe, que aceitou imediatamente semostrando interessada em participar da atividade. A data e horário para realização da entrevista ficaram a livre escolha da família.


Apresentação Prática e Contextualização Teórica
Iniciada a entrevista o casal relata o principio do relacionamento, o namoro aconteceu naturalmente após um primeiro encontro casual. Conforme ERIKSON (1969) “lista a intimidade versus o isolamento como atarefa principal do inicio da vida adulta, em que intimidade é definida como ‘a capacidade de fundir sua identidade com a de outra pessoa, sem recear perder algo de você’ ” (BEE, 1997 pg. 414). O individuo que desejar executar essa tarefa precisa encontrar um parceiro, um único sujeito com o qual poderá encontrar ou criar um apego de intimidade e segurança. Essa relação central compõe, assim, abase segura de onde todo adulto pode partir para a construção da família nuclear em que será educada a próxima geração de crianças (BEE, 1997 pg.415).
Quando decidiram se casar, optaram pela legalização do casamento e com a cerimônia do casamento civil firmaram a união conjugal. Constatou Carter (1995) que “as famílias variam em seus padrões de celebração e no grau e padrão de ritualização de...
tracking img