Aula 1 a 5 java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO:
AULA 1: REVISÃO INTERFACES GRÁFICAS COM SWING
Os gerenciadores de layout organizam componentes GUI em um contêiner de objetos com objetivo de construir uma apresentação melhor, implementando a interface LayoutManager (no pacote java.awt).
O método setLayout da classe container aceita um objeto que implementa interface LayoutManager como parâmetro.
3 tipos demaneiras para organizar componentes GUI:
- POSICIONAMENTO ABSOLUTO – utilizado pela maioria das IDE’s, permite especificar posição absoluta de cada componente GUI em relação canto superior esquerda do contêiner. Usa métodos component setSize e setLocation ou setBounds.
- GERENCIAMENTO DE LAYOUT – o gerenciador fará o trabalho automaticamente e o programador perde autonomia sobre posicionamento.- PROGRAMAÇÃO VISUAL EM UMA IDE – são ferramentas de design fornecidas pelas IDE’s que permitem arrastar e soltar componentes GUI. A IDE cria código Java necessário.
COMPONETES ATÔMICOS – são elementos que não permitem conter outros elementos: botões, labels, textfields, sliders etc.
 JLABEL – rótulos estáticos apresentam funcionalidades de outros componentes GUI: campos texto, ícones, etc.Apresenta um pequeno texto.
Para JLabels basta especificar um arquivo com extensão .PNG, .GIF ou .JPG no 2° argumento do construtor ou utilizar método setIcon(Icon).
As constantes SwingConstants, definem posicionamento de vários componentes GUI, no 3° argumento determinam locação do ícone. EX: SwingConstants.NORTH
 JBUTTON - componente intuitivo. Seu pressionamento dispara ação especificada emseu rotulo.
Ao pressionar botão é gerado um evento ActionEvent que executam o comando desejado.
 JCHECKBOX – dá suporte a criação de botões com caixa de marcação. Quando um item é selecionado, um ItemEvent é gerado. O mesmo pode ser tratado por objeto que programe interface ItemListener. A classe que fornece funcionalidades para este objeto deve definir método ItemStateChanged.
 JRADIOBUTTON –botões de opção. Usados em grupo no qual apenas um botão de opção pode ser marcado.
 JTEXTFIELD – área de uma única linha que suporta inserção ou exibição de texto. Pode-se definir texto manipulado com método setEditable (Boolean), utilizando argumento valor true.
O usuário digita os dados e pressiona Enter, ocorre evento de ação.
 JPASSWORDFIELD – subclasse de JTextField mas, o texto apareceem asterisco.
 JTEXTAREA – área dimensionável permitindo múltiplas linhas de texto editadas com a mesma fonte. Classe herdada de JTextComponent que define métodos para JTextField e outros baseados em texto.
Não tem texto de ação como JTextField. Pode configurar texto com setText(String) ou acrescentar texto com método append(String). Para evitar que longo texto fique incluso somente em umalinha, usa-se o método setLineWrap (Boolean) que define quebra de linha quando o texto alcança a borda. Para não quebrar as palavras invoca-se o método setWrapStyleWord(Boolean), que determina que as quebras de linha sejam feitas por palavra.

 SCROLLPANE – rolagem de componentes da classe JComponent. Construtor mais elaborado e recebe um componente (JTextArea por exemplo) com 1°argumentodefinindo qual será cliente dele, para que o membro seja fornecido as barras de rolagem. Os dois próximos argumentos definem comportamento da barra vertical e da horizontal, para isso usa-se constantes definidas na interface ScrollPaneConstants, que é implementada por JScrollPane. Veja: JScrllPane.VERTICAL.SCROLLBAR. AS. NEEDED
É possível configurar o comportamento do JScroolPane para um objeto commétodos setVerticalScrollBarPolicy(int) e setHorizontalScrollBarPolicy(int), valendo-se das mesmas constantes como argumentos.
 JSLIDERS – marcador que desliza entre intervalo de valores inteiros, podendo selecionar qualquer alor de marca de medida em que o marcador repouse. Uma das utilidades é restringir valores de entrada em aplicativos, evitando que o usuário informe valores que causem erros....
tracking img