A preciosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade federal de Ouro Preto
ICSA – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Teoria Sociológica – CSA312
Docente – Giulle da Mata
Dicente – Epifânia Santos Oliveira Barros

Análise dofilme ‘’A Preciosa’’

A narrativa do filme ‘’ A Preciosa’’ gira em torno da história da protagonista Claireece Preciosa Jones, que ocorre na década de 80 no bairro Harlem de Nova Iorque. Negra, obesade classe baixa e com vários outros problemas sociais, a história do filme pode ser relacionado com o texto de Berguer, ‘’A perspectiva sociológica – o homem na sociedade’’. O texto fala que asociedade penetra em nós, que existe um controle social, no qual o indivíduo tem que viver no enquadramento, e aí vem a questão do desejo de ser aceito. A Preciosa vive em um mundo de controvérsia consigomesma, por ela ser obesa, negra, viver em uma região habitada por afro-americanos ela não tem o reconhecimento do prestígio, da segurança existencial por causa destes fatores. Entra em cena o sistemade classes: critério econômico que é onde a classe determina oportunidades, logo a Preciosa não participa desta visão de mundo, expectativa de vida, gostos, número de filhos, vocabulário.
A jovem éabusada pelo pai, tem duas filhas com ele, uma com síndrome de Down e a mãe a trata mal fisicamente e verbalmente. A Preciosa não teve o objeto principal que é a Instituição Família, ela não tevetradição e nem costumes. Ela está longe de saber o que é liberdade pessoal e direitos do indivíduo.
No texto também fala que ‘’ O papel dá forma e constrói tanto a ação quanto o ator. É dificílimo fingirneste mundo. Normalmente, uma pessoa incorpora o papel que desempenha. Todo papel na sociedade acarreta uma certa identidade. Como vimos, algumas dessas identidades são triviais e transitórias, comoem algumas ocupações que exigem pouca modificação no ser de seus praticantes. Não é difícil passar de lixeiro a vigia noturno. É bem mais difícil passar de clérigo para oficial. É muitíssimo mais...
tracking img