A PR TICA DA GEST O DE OPERA ES NAS ORGANIZA ES

8036 palavras 33 páginas
ANAIS
A PRÁTICA DA GESTÃO DE OPERAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

JURANDIR PEINADO ( jurandir@up.com.br )
UNIVERSIDADE POSITIVO
ALEXANDRE REIS GRAEML ( agraeml@up.com.br )
UNIVERSIDADE POSITIVO / UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA

Resumo: Este artigo procurou identificar as temáticas da Gestão de Operações que estão sendo valorizadas pelas empresas industriais mais expressivas na criação, utilização e disseminação de novos conceitos produtivos. Para isto foram estudados os sistemas de produção adotados por quatro grandes montadoras: Fiat, Renault, Volvo e Volkswagen.
Constatou-se sete temas mais referenciados nos conteúdos dos principais documentos que direcionam o sistema de produção adotado pelas empresas estudadas: Sistemas de produção enxuta; Gerenciamento da qualidade; Gerenciamento de recursos humanos em operações;
Gerenciamento da produção e processos; Gestão da qualidade total; Projeto, mensuração e melhoria do trabalho; e Mensuração do desempenho e produtividade.
Palavras-chave: gestão de operações, prática em operações, sistemas produtivos
1. Introdução
Este artigo procurou identificar as temáticas da Gestão de Operações que, na prática atual, estão sendo valorizadas pelas empresas industriais consideradas mais expressivas na criação, utilização e disseminação de novos conceitos produtivos. Para isto foram estudados os sistemas de produção adotados por quatro grandes montadoras do ramo automotivo: Fiat,
Renault, Volvo e Volkswagen. Procurou-se identificar os temas e conceitos da Gestão de
Operações considerados nestes sistemas de produção, na tentativa de compreender como as montadoras de veículos pesquisadas percebem a sua relevância para a prática empresarial.
Assume-se aqui o pressuposto de que os temas e conceitos de Gestão de Operações mencionados nos documentos que descrevem os sistemas de produção dessas empresas são por elas considerados relevantes e merecedores da atenção dos seus funcionários envolvidos com a operação produtiva.
O

Relacionados