A politica de aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Do Pará
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas –(ICSA)
Faculdade de Serviço Social

Disciplina: Ciência Politica
Professora: Hecilda
Turma: “B”
Turno: Vespertino
Aluna: Clarisse Mendes Rocha

Resenha: Livro “A Politica” de Aristóteles. (Capítulos, IX, X, XI e XIV)

CAPÍTULO IX
DAS DIVERSAS FORMAS DE PODER
O governo é o exercício do poder supremo do Estado.Este poder só poderia estar ou nas mãos de um só, ou da minoria ou a maioria das pessoas. O interesse deve ser comum a todos os, se não o for, não são mais cidadãos.
Chama-se Monarquia o Estado em que o governo que visa a este interesse comum pertence a um só; Aristocracia, aquele em que ele é confiado a mais um; Republica aquele em que a multidão governa para a utilidade pública.
As três formasde poder acima citados podem degenerar: A monarquia em tirania; a aristocracia em oligarquia; a república em democracia.
Podemos dizer que nenhuma das três se ocupa do interesse público. Podemos dizer, que a tirania é o governo despótico exercido por um homem sobre o Estado, a oligarquia representa o governo dos ricos e a democracia o dos pobres ou das pessoas pouco favorecidas.
A causa de tantasespécies de governo é a quantidade das diversas partes de cada Estado.
Vejamos as particularidades de cada uma:
A Monarquia
Devemos dizer, inicialmente, se só há uma espécie de monarquia ou se há várias. Que haja muitas e nem todas se pareçam é algo muito fácil de observar.
Há quatro espécies de monarquia:
A primeira, que é a dos tempos heroicos, procede de uma submissão livre e voluntária,mas limitada a certos objetos, como guerra, os julgamentos e o culto.
A segunda, a dos bárbaros ligados a certa raça e despótica, mas conforme a lei ou convenção primitiva.
A terceira, Aisymnéticas que é também um despotismo eletivo.
A quarta, a maneira da Lacedemônia, isto é, uma autoridade perpétua e transmissível aos descendentes pobre às coisas da guerra.
Mas existe ainda uma quintaespécie: É a soberania que uma cidade isolada ou uma nação inteira conferem a um só, sobre todas as pessoas e sobre as coisas comuns, para governa-las a maneira do pai. Assim como o poder domestico é de algum modo à monarquia de uma casa, assim também a monarquia é um regime paternal e familiar de uma cidade, de uma nação ou de várias.
A Aristocracia
Na aristocracia, o título de bom cidadão é sinônimode nobreza. Há, portanto um ar de aristocracia em toda parte onde se observa a virtude, embora sejam prezados também a riqueza e a popularidade.
A aristocracia consiste principalmente em atribuir os cargos mais altos segundo o mérito.
A República
Ela reúne o que há de bom em dois regimes degenerados, a oligarquia e a democracia.
Chamamos comumente “republicanas” as formas que se inclinam paraa democracia e “aristocráticas” as que tendem a oligarquia, consequentemente a república, nada mais é do que uma mistura dos dois referidos sistemas.
A Tirania
É denominado tirânico o sistema em que o poder se exercia despoticamente e conforme o arbítrio dos príncipes.
A tirania mantém propriamente o nome em oposição a monarquia, e que mais o merece, é a do homem sem qualquer responsabilidadeou censura que comanda em seu próprio interesse, e não no de seus súditos, outros seus semelhantes não raro melhores do que ele; domínio que, por isso mesmo, é, no que tange a eles.
A Oligarquia
A oligarquia ocupa o 2º lugar entre os governos depravados. A primeira forma de oligarquia é aquela em que as magistraturas são dadas as grandes riquezas. Excluem-se os pobres embora seja a maioria, masquem quer que tenha alcançado o grau de riqueza prescrito é apto para os cargos.
A segunda é aquela em que os proprietários são minoria, mas mais ricos do que os da precedente. Sendo mais poderosos, querem também ter mais autoridade.
Se seu número diminuir e sua riqueza tiverem novos aumentos, forma-se um terceiro grau, onde as ascendências que adquiriram por seus postos, fazem com que se...
tracking img