A pesquisa qualitativa em 1 psicologia clínica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PESQUISA QUALITATIVA EM 1 PSICOLOGIA CLÍNICA
Elizabeth Batista Pinto
Instituto de Psicologia - USP

Este artigo discute a metodologia qualitativa de pesquisa científica em psicologia clínica, considerando a ciência como uma construção da subjetividade humana e buscando compreender suas particularidades. Tal metodologia implica em um processo dinâmico de investigação dentro de umdeterminado sistema teórico. Assim a pesquisa qualitativa é sempre uma pesquisa-ação, pois conforme a ação vai sendo construída é também investigada e interpretada, modificando o próprio processo. Descritores: Metodologia. Pesquisa qualitativa. Psicologia clínica. Ciência. Psicologia.

A Pesquisa Qualitativa

A

ciência é constituída por teorias que resumem e organizam, de forma racional e coerente,muitas relações colocadas em evidência empiricamente. Assim, a ciência produz zonas de sentido da realidade do fenômeno estudado (Rey,1998) e se constitui a partir de paradigmas e modelos que fornessem problemas e soluções para um grupo de pesquisadores por um determinado período.

1

Este texto se articula ao conteúdo da disciplina “Metodologia Científica em Psicologia Clínica”, ministradapela autora em 1999, no programa de pós-graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia - USP. Neste contexto, o professor Luiz Carlos Nogueira foi convidado a dar uma aula sobre “Pesquisa em Psicanálise”, cuja transcrição e edição constitui o próximo artigo deste número da revista.

Psicologia USP, 2004, 15(1/2), 71-80

71

Elizabeth Batista Pinto

Um paradigma é um conjuntode conceitos, valores, percepções e práticas aceito e compartilhado por uma comunidade científica a partir de uma determinada concepção da realidade e estruturado tendo por base um certo tipo de pensamento (Kuhn, 1972). Assim, um paradigma constitui-se por descobertas científicas universalme nte reconhecidas que, por algum tempo, fornecem tanto questões como possíveis soluções a um grupo depesquisadores. O paradigma é, portanto, um modelo mental de referência, uma forma de ver os fenômenos que inclui crenças a partir das quais são filtradas percepções e conteúdos para a interpretação do mundo. Assim, quando adotamos um paradigma, além dos aspectos cognitivos do conhecimento incluem-se também os aspectos subjetivos, emocionais e as identificações, implicando na aceitação ou na rejeiçãodas idéias de outros paradigmas concorrentes ou oponentes. A evolução da ciência é paradigmática. Isto significa que, ao longo da história, a ciência apresenta ciclos paradigmáticos, cada um comprendendo uma fase inicial na qual podem se defrontar, na mesma especialidade, diferentes teorias. Dessa forma, a ciência progride tanto pela confirmação sistemática das hipóteses consideradas nas pesquisas,como também por sua refutação, sofrendo a influência de dados contraditórios, inconciliáveis ou inexplicáveis e das insatisfações com as teorias atuais. A constante inquietude da ciência conduz frequentemente à substituição de uma teoria por outra mais englobante e à reinterpretação das teorias por novos dados e novas questões (Kuhn, 1972). A pesquisa científica busca descobrir regularidades queampliem os conhecimentos no campo específico e possibilitem o progresso da ciência. Tal avanço, em geral, ocorre de forma interativa, por um processo cumulativo gradual de aproximações sucessivas ao problema estudado, no qual cada solução é função do ciclo precedente, e o consolida e desenvolve. Trata-se de um procedimento dinâmico, contínuo e sem fim, que coloca em questão fatos, teorias eexplicações, confrontandoos com hipóteses antagonistas.

72

A Pesquisa Qualitativa em Psicologia Clínica e a Pesquisa em Psicanálise

E toda a pesquisa científica implica em uma teoria como base e um método como procedimento. A teoria, como forma de produção do pensamento humano, nos fornece um conjunto coerente de regras capazes de assegurar a explicação de um conjunto importante de fatos...
tracking img