A pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pele é o maior órgão do corpo humano
A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, asobrevivência seria impossível.
É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.
A epiderme, camada mais superfície da pele. Tendo a espessura qua varia entre 0,05 e os 0,5mm conforme as partes do corpo. A epiderme éessencialmente constituída por células epiteliais (queratinócitos) com disposição semelhante a uma "parede detijolos".
Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).

CAMASDAS DA EPIDERME
• Camada Córnea- é a mais superficial, é constituída por células mortas e anucleadas com o citoplasma preenchido por queratina.
• Camada Lúcida- a camada lúcida é constituída por umdelgado extrato de células achatadas cujo o citoplasma já está totalmente repleto de filamentos e arterialeletrodenso. Esta camada nem sempre está visível nos cortes de pele fina.
• Camada granulosa- os queratinócitos apresentam no seu citoplasma grande quantidade de grânulos de queroto-hialina (proteínas percussora da queratina.
• Camada espinhosa ou malpighi- é constituída por células cúbicas ouachatadas com alguma queratina, aqui começam a formar junções celulares umas com as outras como desmossomas (células responsáveis pela síntese da vitamina D) e tightjunctions.
• Camada basal- é a camada mais profunda e está em contato com a derme, ode existe uma intensa multiplicação celular. Constituída por células cúbicas pouco diferenciadas e tem muito pouco queratina.
Algumas destas célulasdiferenciam-se e passam para a camada mais superficial e outras se mantêm e continuam-se a dividir(renovação da pele).






A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.
• Unhas: são sãoformadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés. Estruturas achatadas, elásticas, de textura córnea, aplicadas sobre a superfície dorsal das falanges distais, Cada unha está implantada por uma porção chamada raiz em um sulco da pele; a porção exposta é denominada corpo e aextremidade distal, borda livre. A unha é firmemente aderente ao cório e exatamente moldada sobre a superfície; a parte de baixo do corpo e da raiz da unha é chamada matriz da unha porque é esta que a produz. Próximo a raiz da unha o tecido não está firmemente aderido ao tecido conjuntivo, mas apenas em contato com o mesmo; por isso esta porção da unha é esbranquiçada e chamada lúnula devido a sua forma.• Os pelos
OS PÊLOS SÃO ESTRUTURAS QUERATINIZADAS FORMADAS A PARTIR DA
INVAGINAÇÃO DA EPIDERME NA DERME. DESSA INVAGINAÇÃO ORIGINAM-SE
PEQUENOS ÓRGÃOS DENOMINADOS FOLÍCULOS PILOSOS. NA FIGURA 6.12, VOCÊ
PODE OBSERVAR QUE O FOLÍCULO PILOSO NO PÊLO EM FASE DE CRESCIMENTO
APRESENTA UMA DILATAÇÃO TERMINAL, QUE É O BULBO PILOSO, E, NA SUA PORÇÃO
CENTRAL, UMA PAPILA DÉRMICA, QUE INDUZ OCRESCIMENTO DO PÊLO. AS CÉLULAS
QUE RECOBREM A PAPILA FORMAM A RAIZ DO PÊLO, QUE É CONSTITUÍDA POR
QUERATINÓCITOS E MELANÓCITOS. À MEDIDA QUE OS QUERATINÓCITOS DA RAIZ
DOPÊLO SE DIFERENCIAM, ELES VÃO SOFRENDO QUERATINIZAÇÃO, INCORPORANDO
MELANINA E AFL ORANDO NA SUPERFÍCIE DA EPIDERME.
Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser...
tracking img