A origem do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem do conhecimento

TOBALDINI, Kelly F.



A partir da leitura do texto, obtiveram-se três significados para a origem do conhecimento, defendidas pelo modelo epistemológicodenominados de racionalismo, empirismo e intelectualismo.

Racionalismo:

Racionalismo do ponto de vista epistemológico que vê no pensamento, na razão, a fonte principal do conhecimento humano.Segundo o racionalismo ocorre o conhecimento se o mesmo for necessariamente lógico e universalmente válido, sendo os juízos baseados no pensamento os juízos que procedem da razão, possuem necessidadelógica e validade universal. É o pensamento, a verdadeira fonte e fundamento do conhecimento humano.

Quase todos os representantes do racionalismo derivaram-se da matemática. A matemática serviude modelo à interpretação racionalista do conhecimento, pois provem de um conhecimento conceitual e dedutivo.

Platão foi o primeiro a adotar o racionalismo. Pois acreditava que todo overdadeiro saber se distinguia da necessidade lógica e da validade universal, e que o mundo da experiência encontrava-se em contínua modificação e mudança, os sentidos não podem jamais, conduzir a umverdadeiro saber natural, sem modificação.

As coisas e os conceitos por meio dos quais conhecemos coisas, são derivados do mundo das Ideias. Platão explica isso através da sua doutrina platônica,onde diz que todo o conhecimento é uma reminiscência. Esta forma de racionalismo é chamado de racionalismo transcendente.

Além de Platão, Plotino e Santo Agostinho desenvolvem diferentes formasde racionalismo.

Plotino coloca o mundo das Idéias no Espírito do Universo, o nosso Espírito é uma emanação do Espírito Pensante cósmico, ou seja, do Nus. Já com Santo Agostinho, quem ocupa olugar do Nus é o Deus do cristianismo, o espírito humano é iluminado por Deus, as verdades vêm de Deus, a iluminação divina é o elemento basilar do seu racionalismo. Tal racionalismo Plotino -...
tracking img