A origem do carnaval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM DAS MASCARAS

A origem da máscara é tão antiga que ela se perde na História.
No começo, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, e representavadeuses e espíritos. Também era usada em guerras, como forma de dar força ao guerreiro e assustar os inimigos.
No Egito, ela era usada em funerais, como as famosas máscaras dos faraós. Assim, a primeirafunção da máscara estava ligada a um poder mágico que acreditavam que ela possuía.
A máscara começou a ser utilizada como acessório de festa no Oriente, em danças e procissões, com a intenção de misturaro ritual e o divertimento. Na Grécia e Roma antiga, era usada no teatro, para caracterizar os personagens (aliás, máscara e personagem são a mesma palavra em latim: persona).
Foi em Veneza, Itália, noséculo XV, que a máscara começou a ser usada no Carnaval. O uso começou no teatro italiano, na commedia dell’arte, ou comédia das máscaras, que criou os famosos personagens Arlequim, Pierrô eColombina, entre outros.
Durante o carnaval veneziano, aconteciam os bailes de máscaras e os luxuosos desfiles de fantasias, que existem até hoje. Desse modo, a máscara representa o espírito do Carnaval,onde todos podem colocá-la para cair na folia. Ela pode ser feita de diversos materiais, tais como cortiça, pasta de papel, folha de flandres, folha de alumínio, tecido, latas, caixas de cartão, fitas,materiais recuperados e etc.



Personagens do Carnaval
O Pierrot ou Pierrô é uma personagem tipo de mimo e da Commedia dell'Arte, uma variação francesa do Pedrolino Italiano. O seu caráter é aquelede um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas,cara branca e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim...
tracking img