Elementos de maquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Módulo 3

ELEMENTOS DE MÁQUINAS

Prof.: Daniel João Generoso

2009

2

INTRODUÇÃO

Um projeto de máquina surge sempre para satisfazer uma necessidade, seja ela industrial, comercial, para lazer, etc. Nasce da habilidade de alguém ou de um grupo de pessoas “transformar” uma idéia em um projeto de um mecanismo que se destina a executar uma tarefa qualquer. A partir dai segue-se oestudo detalhado de suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização das partes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, cames, etc.. Este processo passa por várias revisões onde melhores idéias substituem as iniciais até que se escolhe a que parece melhor. Os elementos de máquinas podem ser classificados em grupos conforme sua função. Dentre os vários elementos demáquinas existentes, pode-se citar elementos de fixação, como parafusos, Porcas e Arruelas, elementos de transmissão, como correias e polias, elementos de apoio, como mancais, guias e rolamentos, etc. Existem algumas características ou considerações que influenciam a seleção de um elemento de máquina. Resistência, confiabilidade, utilidade, custo e peso são alguns exemplos disto. A partir do expostopode-se perceber que a escolha e o dimensionamento dos elementos de máquina exige do projetista alguns conhecimentos básicos: Conhecimentos de resistência dos materiais e dos conceitos de mecânica aplicada para poder analisar corretamente os esforços que agem sobre as peças e determinar sua forma e dimensões para que sejam suficientemente fortes e rígidas. Conhecer as propriedades dos materiaisatravés de estudos e pesquisas. Ter bom senso para decidir quando deve usar valores de catálogos ou uma determinada formula empírica ou se deve aplicar a teoria mais profunda. Senso prático. Ter cuidado com a parte econômica do projeto. Conhecer os processos de fabricação. No projeto de um componente de máquina ou de uma estrutura, existe a

3 necessidade de determinarmos as dimensões necessárias,para que o componente possa suportar as solicitações. O dimensionamento entende a determinação das dimensões de um elemento de máquina de tal forma que ele possa resistir e garantir o bom funcionamento da peça ou equipamento durante o trabalho. Para tanto, é necessário o conhecimento dos fundamentos da Resistência dos Materiais e das propriedades dos Materiais.

4

Parafusos
São elementos demáquinas usados em uniões provisórias ou desmontáveis, ou seja, quando permitem a desmontagem e montagem com facilidade sem danificar as pecas componentes. Exemplo: a união das rodas do automóvel por meio de parafusos. Rosca Rosca é uma saliência de perfil constante, helicoidal, que se desenvolve de forma uniforme, externa ou internamente, ao redor de uma superfície cilíndrica ou cônica. Essasaliência é denominada filete.

Parafusos são peças metálicas de vital importância na união e fixação dos mais diversos elementos de máquina. Por sua importância, a especificação completa de um parafuso (e sua respectiva porca quando necessário) engloba os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de máquina, ou seja: material, tratamento térmico, dimensionamento, tolerâncias, afastamentos eacabamento. Formas padronizadas de roscas Roscas podem ser externas (parafusos) ou internas (porcas ou furos rosqueados). No início, cada um dos principais países fabricantes tinham seus padrões de roscas, porém após a Segunda Guerra Mundial, foram padronizadas na Inglaterra, no Canadá e nos Estados Unidos e hoje se conhece como série Unified National Standard (UNS). O padrão europeu de roscas édefinido pela norma ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização).

5 Embora os dois sistemas utilizem um ângulo de filetes de roscas de 60º e definam o tamanho da mesma pelo diâmetro nominal externo (diâmetro máximo) da rosca externa, não são intercambiáveis entre si. Isso porque as dimensões pela norma ISO são dadas em milímetros e pela...
tracking img