A origem da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Origem da Vida

A Origem da Vida é uma questão que intriga a humanidade. Quais condições ambientais e quais as interações químicas que ocorreram, para o surgimento dos seres viventes? A fim de responder essas perguntas, várias teorias foram propostas. Durante séculos as explicações para a origem da vida se encontravam nos terrenos da lenda e do fantástico.
Inicialmente o homem acreditava naabiogênese, ou seja, que os seres vivos surgiam não só a partir da reprodução de seres preexistentes, mas também surgiam da matéria inanimada, espontaneamente. Para que a vida surgisse, haveria a intervenção de uma força desconhecida, chamada de “princípio ativo”, que transformava a matéria inanimada em matéria viva. Essa teoria é conhecida como Teoria da Geração Espontânea.
Aristóteles(filósofo) foi o defensor mais famoso dessa teoria, mas também encontramos Paracelso (médico suíço), Van Helmont (cientista belga), Anton Van Leeuwenhoek (naturalista holandês), o inglês John Needhan, Newton, Harwey e Descartes.
Aristóteles admitia que, para um ser vivo se originar da matéria bruta bastava apresentar o que ele chamou de “princípio ativo”, que faria uma pedra se transformar num peixe, desdeque as condições fossem favoráveis.
Dentro da Teoria da Geração Espontânea, podemos encontrar o experimento de Van Helmont no século XVII, ele propôs uma “receita” para criar camundongos. Van Helmont usou uma camiseta suada em contato com gérmen de trigo, deixando em um lugar escuro e após 21 dias seria produzida a ninhada de camundongos. Nesta receita o princípio ativo seria o suor.
Em 1668surge a primeira evidência contra a Teoria da Geração Espontânea. Francesco Redi, naturalista italiano, adepto da teoria biogênica, convicto que a vida não surgia espontaneamente da matéria bruta, propôs através de experimentos que a presença de vermes em carne putrefata, surgia da deposição de ovos de moscas.
Para testar a sua hipótese, distribuiu oito frascos de vidro, porções de carne emestados semelhantes. Quatro desses frascos foram fechados (tampa e gaze) e os demais ficaram abertos, expostos ao ar livre. Após alguns dias, Redi, observou o surgimento de larvas apenas nos recipientes destampados. Assim, certificou-se que o surgimento das larvas na matéria decomposta, advinha da eclosão de ovos das moscas. Se a matéria orgânica fosse capaz de gerar vida, as larvas deveriam tersurgido em todos os frascos.
Redi então refutou a Teoria da Geração Espontânea, concluindo que um ser vivo sempre surge a partir de outro ser vivo.
Alguns anos depois da experiência de Redi, o naturalista holandês Anton Van Leeuwenhoek trouxe à tona a discussão sobre a Teoria da Geração Espontânea. Na construção de microscópios, observou pela primeira vez os microorganismos, dos quais não seconhecia a origem; reavivou a polêmica sobre a geração espontânea, abalando seriamente as afirmações de Redi.
Em 1745, o cientista inglês John T. Needhan realizou vários experimentos em que submetia à fervura tubos de ensaio contendo substâncias nutritivas (caldo de frango e legumes). Após a fervura, fechava os tubos de ensaio e deixava-os em repouso por alguns dias. Ao examinar essas soluções emmicroscópio, ele observava a presença de microorganismos.
John Needhan, explicou que os microorganismos teriam surgido por geração espontânea. Alegava que a solução nutritiva continha uma “força vital” responsável pelo surgimento dos microorganismos.
Anos depois, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani repetiu os experimentos de Needhan, com algumas modificações e obteve resultadosdiferentes.
Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em caldeirões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.
Conclui-se que Needhan não havia fervido a...
tracking img