A origem da escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da escrita
A escrita surgiu da necessidade do homem primitivo de registrar acontecimentos, este então passou a gravar imagens nas paredes.
Por milhares de anos, houve a necessidaderegistrar informações, construindo assim ao longo do tempo, o sistema de representação, com finalidade de trocar informações e ideias.
A escrita foi se desenvolvendo, na antiga Mesopotâmia, háaproximadamente seis mil anos, onde surgiu a escrita ideográfica, uma invenção que progrediu até a escrita alfabética.
Em época remota, eram utilizadas figuras para representar objetos. Essa forma de expressão échamada de pictográfica. Era uma escrita simples, representada por desenhos feitos em cavernas.

Logo após, surgiu à escrita ideográfica.

Muito mais que rabiscos e figuras associadas às imagens,eram figuras que representavam uma ideia, que eram decifradas através do contexto.
As letras do nosso alfabeto vieram depois. Exemplos de escritas ideográficas: hieróglifos egípcios, as escritassumérias, minoica e chinesa, da qual provem a escrita japonesa.
Em seguida a escrita passa a associar símbolos fonéticos. Ainda sem vogal. Primeiro surgiram os silabários, conjunto de sinais específicospra representaras sílabas, isto é os sinais representavam silabas inteiras em vez de letras individuais. Os fenícios inventaram um sistema reduzido de caracteres que representavam o som consonantal,características das línguas semíticas encontradas hoje na escrita árabe e hebraica.

Logo após os gregos adaptaram o sistema de escrita fenícia, agregando as vogais criando assim a escrita alfabética.(Alfabeto, derivado de alfa e beta, as duas primeiras letras do alfabeto grego). Posteriormente, a escrita grega foi adaptada pelos romanos, instituindo o sistema alfabético Greco-romano, que deuorigem ao nosso alfabeto.
Esse sistema representa o menor inventário de símbolos que permite a maior possibilidade combinatória de caracteres, isto é representação de sons da fala em unidades menores...
tracking img