A origem da desigualdade entre os homens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS


A obra trata exclusivamente da opinião de Rousseau sobre o homem, a sua essência, seu lugar e o seu papel na natureza e no mundo, como um ser inteligente e único.
Em à República de Genebra, início de suas considerações Rousseau expressa a intimidade de seus desejos ao deixar exposto que desejava, se pudesse, escolher um Estado paranascer que fosse um em que todos os cidadãos privados, conhecendo-se entre si, nem as manobras obscuras do vício, nem a modéstia da virtude pudessem subtrair-se aos olhares e ao julgamento do público e em que esse doce habito de se ver e de se conhecer fizesse do amor da pátria o amor dos cidadãos, antes que aquele da terra.
Seus desejos mais solenes no entanto, viam o povo de uma maneirabem mais nobre do que o é. Disse em uma de suas passagens: “ que o povo, por seu lado, fosse tão reservado em dar seu consentimento a essas leis e que sua promulgação só pudesse ser feita com tanta solenidade que, antes que a constituição fosse abalada, todos tivessem tempo para se convencer de que é sobretudo a grande antiguidade das leis que as torna santas e veneráveis, porquanto o povo logodespreza aquelas que vê mudar todos os dias e que, acostumando-se a negligenciar os antigos usos, sob o pretexto de fazer melhores, são introduzidos muitas vezes grandes males para corrigir menores.
A grande questão, no entanto não residia nos seus anseios e preferências de nascimento e nem o povo, ou a democracia que ele sonhava, a questão preponderante da obra diz respeito ao homem e seuquestionamento é: “como conhecer a fonte de desigualdade entre os homens, se não se começar por conhecer os próprios homens? E como poderá o homem a se ver tal como a natureza o formou, por meio de todas as transformações que a sucessão dos tempos e das coisas teve de produzir em sua
constituição original e separar o que está em sua própria origem daquilo que as circunstancias e o progressoacrescentaram ou modificaram em seu estado primitivo?
Sua percepção magnífica, classifica a desigualdade entre os homens de duas maneiras. A primeira chamando de natural ou física, por ser estabelecida pela natureza em que consiste nas diferenças entre os homens (idade, saúde, qualidade de espírito e alma). A segunda, e a mais complexa, diga-se de passagem, porque transcende os tempos, a desigualdade moralou política, porque, segundo o autor, consiste nos diferentes privilégios de que gozam alguns em prejuízo de outros, como ser mais rico, mais honrado, mais poderosos do que os outros ou mesmo fazer-se obedecer por eles. Infelizmente, não existem diferenças entre o pensamento do autor e o que acontece nos dias atuais. Pode –se inclusive, afirmar que hoje, muito mais grave que nos tempos passados.A desigualdade como objeto da obra e dos pensamentos direcionados do autor foi considerada por ele extrema na maneira de viver, o excesso de ociosidade de alguns, o excesso de trabalho de outros, a facilidade de irritar e de satisfazer nossos apetites e nossa sensualidade, os alimentos muito requintados dos ricos, que os nutrem com sucos excitantes e os sobrecarregam de indigestões, a máalimentação dos pobres. Ou seja, afirma ele, que maior parte dos nossos males são na maior parte nossa própria obra e de que poderíamos resolver quase todos, conservando a maneira de viver simples, uniforme e solitária que nos foi prescrita pela natureza. Se essa nos destinou a ser sadios, ouso quase assegurar que o estado de reflexão é um estado contra a natureza e que o homem que medita é um animaldepravado.
Rousseau fundamenta a essência do ser humano às paixões e explica que o ser humano deve muito a elas e elas a ele. Expõe que é por sua atividade (paixão) que nossa razão se aperfeiçoa. Diz que só procuramos conhecer porque procuramos desfrutar e não é possível conceber porque aquele que não tivesse desejos nem temores, se desse ao trabalho de raciocinar.
O primeiro passo dado em...
tracking img