A oralidade na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORALIDADE NAS SALAS DE AULAS
Não é raro atualmente ao questionarmos nossos filhos sobre o conteúdo da aula de língua portuguesa e todos, acredito eu, responderem de forma nadaeducada sobre a disciplina em questão.
Alguns docentes optam por usar duas ferramentas de aprendizado a fala ou a escrita ou ambas.
E qual será a melhor para o seu filho, o professorsentar-se à mesa e discursar sobre suas experiências pessoais ou escrever vários quadros negros e ditados intermináveis. No ponto de vista pedagógico sabemos que os jovens são alunosvisuais, auditivos e sinestésicos que resumidamente são:
Aluno visual utilização dos recursos da visão para obter e reter as informações já o auditivo vale-se da audição para absorverinformações e por fim o sinestésico utiliza-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações. Com essas três formas de percepção de informações podemos concluir, para autilização da oralidade em sala de aula, o docente deverá desenvolver sua aula de forma a atingir todas as características peculiares de cada aluno, qualquer que seja sua forma de aprendizado.Ainda que pese a forma de pronúncia regional dos brasileiros, alguns professores obrigam seu alunos a pronunciar como a escrita, mas como ler “Braço Forte” e cantar “Braço Forti”aqueles que cantam como está escrito parecem que são desafinados fora do ritmo. Dentro do uso da gramática formal,nas salas de aulas, o professor poderá trabalhar de forma que seus alunoscantem conforme está escrito, já com o uso da oralidade poderá reforçar o apredizado.
Dessa forma a oralidade associada à gramática formal dará um resultado acima das expectativas, poisnem a fala ou escrita são as mais ou menos importantes, ambas completam-se sendo o fundamental o conhecimento da forma de aprendizado do aluno para melhor construção de seu conhecimento.
tracking img