A ocupacao da amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7931 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA

4

A M Ã E - D A - M A T A percorre a floresta chorando e se lamentando pela perda de seus

filhos. Sua aparição está associada a sentimentos de perda e dificuldades na vida: morte de parentes, fome, situações de opressão ou escravidão, no âmbito familiar. Desmatamento, invasões, conflitos entre grupos, no âmbito coletivo. No Acre, fala-se namãe-da-seringueira, localizando-se o drama num tipo social determinado, o extrativismo da borracha, e dando forma humana ao espírito de uma árvore muito especial, que sofre quando é cortada e fornece “leite” e sustento para a família, exatamente como uma abnegada mãe.

cimento do território, que estava dividido em dois pelo Tra-

mentos históricos da região. Como, por exemplo, no tempo de riquezas doscoronéis, comerciantes e seringalistas, que contrastava com a simplicidade dos seringueiros atrelados ao perverso sistema de aviamento – rede de crédito. Narram-se a grande leva de imigrantes europeus e nordestinos; a construção da ferrovia Madeira–Mamoré, o declínio da borracha e seus motivos; até o seu segundo ciclo, ocorrido em 1941 durante a Segunda guerra mundial, que trouxe novamente para a regiãomilhares de nordestinos. Uma filha de imigrantes nos conta a história de sua família que veio para a Amazônia extrair borracha para promover a guerra. Por fim, o programa relata a ocupação, realizada pelos militares, de repovoamento da região Norte, do qual a transamazônica é o maior símbolo. A promessa de distribuição de terras atraiu milhares de camponeses brasileiros, principalmentenordestinos. Os grandes projetos agropecuários e os incentivos à exploração de madeira e minério fizeram crescer assustadoramente a taxa de desmatamento. As grandes obras não trouxeram a prosperidade desejada e agravaram as tensões sociais.

O resultado de todo este processo histórico é a diversidade cultural amazônica, formada pela presença de índios, negros, árabes, europeus, asiáticos e brasileiros detodas as partes.

SINOPSE DO VÍDEO
O programa propõe uma viagem pela história da ocupação da Amazônia. O ponto de partida é o Museu Emílio Goeldi em Belém (PA), onde o nosso apresentador recua no tempo, com a ajuda da pesquisadora Edite Pereira, da área de arqueologia, para tentar entender a origem da diversidade étnica da região amazônica, fruto da miscigenação dos povos antigos com oseuropeus e africanos. Os vestígios encontrados, pinturas rupestres e cerâmicas nos ajudam a conhecer um pouco da vida dos povos que habitavam a região até 11.200 anos atrás. Quando os europeus chegaram, encontraram uma enorme quantidade de grupos e tribos organizadas com uma cultura própria, da qual herdamos alguns costumes como, por exemplo, o uso da mandioca e a confecção da cerâmica. Contudo, essespovos, nomeados indígenas, foram ignorados pelos europeus, e escravizados. A segunda parte da viagem nos revela os caminhos percorridos pelos portugueses em suas expedições de reconhe-

tado de Tordesilhas. Imagens de fortes antigos, alguns preservados como o do Presépio em Belém, no Pará construído para vigiar a “porta de entrada” da Amazônia; outros em ruínas como o Príncipe da Beira, em CostaMarques, Rondônia, nos contam a história da ocupação portuguesa durante a União Ibérica. Ocupação esta movida pelo interesse nas riquezas escondidas na floresta, principalmente as chamadas “drogas do sertão” – conjunto de especiarias de grande valor para os europeus. Neste programa, conhecemos também outras expedições que ajudaram na integração da região Norte e Sul e a primeira expediçãocientifica, conhecida como viagem filosófica, que durou quase dez anos e resultou em uma das mais importantes coleções de história natural do Brasil. O segundo bloco do programa é dedicado aos grandes ciclos econômicos que atraíram enormes quantidades de imigrantes para a região. A história do ciclo do “ouro negro” e da borracha é contada com a ajuda da Companhia de Teatro Metamorfose de Manaus, que...
tracking img