A obra de maquiavel e a atual situação turca analisada por cagaptay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma questão que me parece ser bastante obvia sobre a atual situação Turca é a de que esta, não seria aprovada por Maquiavel. A tirania esta bem aquém dos seus princípios, que é a manutenção epreservação da republica. Esta, alias, na concepção deste pensador, é composta de um ciclo, onde um elemento regula o outro, ou seja, o poder executivo não pode se sobrepor ao sistema legal, que não pode porsua vez agir sem considerar os anseios do povo. Este ultimo embora possua muita força é controlado pelas leis que por sua vez respeitam a liderança executiva.
É provável que a maior conexão queexiste entre as teorias de Maquiavel e situação Turca esta no interesse na soberania. Nicolau Maquiavel (1469/1527) que viveu em um período de intensa conturbação política e descentralização do poderonde a maior parte dos governantes não conseguia se manter no governo por mais de dois meses, buscava em sua reflexões a resposta para o seu maior questionamento, o de como fazer reinar a ordem –como instaurar um estado estável. A resposta, para esta pergunta nós podemos observar, na prática, com as “táticas” empregadas pelo partido islâmico, que historicamente, demonstrou uma ascensão dosfundamentalistas sobre os moderados – o que para Maquiavel, nada mais é que uma situação, outrora, previsível através do estudo do passado por meio da coincidência ou similaridade – outra estratagemautilizada pelos islâmicos de “aceitar as regras da democracia para depois eliminá-las em seguida, impondo o controle sobre os tribunais e pressionando a imprensa” é a aplicação de uma dos mais famosos“conselhos” deste político, que em seu “manual para governantes” propõe, para aqueles que pretendem fundar um Estado, dominando outro já existente, a “extirparção” do seu antigo “principe”.
Nãofica difícil de enxergar em um estado islâmico, os “requisitos”-mencionados por Maquiavel - necessários para a formação do estado moral adequado para a recepção da “boas leis” impostas pelo regime,...
tracking img