A nova arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto “A Nova Arquitetura”. – respostas do questionário.
1 – o texto atual se assemelha ao texto “teoria das cinzas” no fato de afirmar uma cultura de padronização, que reflete em todos os sentidoscomo reflete na arquitetura; no fato de a arquitetura estar inserida em um contexto histórico do qual não pode ser ignorado, e no fato da inserção de formas espaciais na geometria arquitetônica,sobretudo o cubo.
2 – a vertiginosa queda da sociedade industrial leva consigo todos os princípios que a gerações dos últimos dois séculos tiveram como verdadeiros e inquestionáveis. A sociedade não seconforma mais aos novos modos atuais de vive, pensar e produzir, pois os princípios da padronização do modernismo, da maximização, da concentração e da especialização tornam a sociedade estável eprevisível.
3 – a dessincronização do cotidiano se dá devido a despadronização do modo de vida diante das realidades atuais, como exempla podemos citar a criação de serviços fora do horário padrão comobancos 24 horas, disque pizza, etc..
4 – o pós-modernismo surge como um discurso de protesto ao modernismo com uma reação ao passado presente onde demostra maior interesse em um passado histórico.Busca subsídios para sua arquitetura dentro da sociedade, mostrando assim, uma linguagem projetual mais popular e acessível, a estética das construções se mostra mais funcional e objativa. Ao contrário domodernismo, o pós-modernismo a cidade se adapta ao homem, onde, o homem é causa e cidade o efeito.

Texto “A arquitetura pós-moderna, Um conceito questionável.” – respostas do questionário.
1 –aimplosão do conjunto habitacional Pruitt Igoe foi a demonstração física da transição da arquitetura, onde, ao contrário do modernismo, o pós modernismo passa a entender a arquitetura em um sentidomais global, e não vive a arquitetura pela arquitetura mas sim uma arquitetura que se adéqüe ao estilo de vida tanto econômico quanto político e social do homem. Jencks vê como uma ruptura do...
tracking img