A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O método Mãe-Canguru foi implementado pela primeira vez em 1978, em Bogotá (Colômbia), pelo Dr. Edgar Rey Sanabria e desenvolvido a partir de 1979 pelos doutores Héctor Martinez Gomes e LuisNavarrete Pérez. Esses pediatras colombianos , do Instituto Materno-Infantil de Bogotá, queriam por fim à prática que consistia em colocar dois ou três bebês em uma mesma incubadora, por outro lado, reduziro tempo de separação entre mãe e o bebê, a qual levava às vezes ao abandono desses recém-nascidos.
Essa técnica foi progressivamente conduzindo a definição do Programa Mãe-Canguru. Tal programacompreende vários aspectos: Colocação do bebê em posição canguru; Acompanhamento dos bebês e de suas famílias; Criação de equipes especializadas.
Definição
Método Mãe-Canguru é um tipo deassistência neonatal que implica em contato pele a pelo precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo dessaforma uma participação maior dos pais no cuidado ao seu recém-nascido.
A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, ligeiramente vestido, em decúbito prono, na posição vertical,contra o peito do adulto.
Visa ao atendimento adequado do recém-nascido de baixo peso, com procedimentos humanizados, tendo como objetivo maior apego, o incentivo ao aleitamento materno, melhordesenvolvimento e segurança, inclusive quanto ao manuseio e relacionamento familiar. Princípios
Atenção à saúde centrada na humanização da assistência e no princípio da cidadania da família.
Retiraro bebê o mais breve possível da incubadora (cuidados técnicos) e mantê-lo o maior tempo possível junto ao colo materno (cuidados maternais), facilitando assim, o aleitamento materno.
Vantagens doMétodo:
* Aumentar o vínculo mãe-filho
* Diminuir o tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial.
* Estimular o aleitamento materno, favorecendo maior...
tracking img