Densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade SENAI de Tecnologia em Processos Metalúrgicos

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE

SENAI – FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS METALÚRGICOS
OSASCO/SP
2012

Faculdade SENAI de Tecnologia em Processos Metalúrgicos

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Tecnologia em Processos Metalúrgicos – SENAI – Faculdade SENAI de Tecnologia em ProcessosMetalúrgicos.
Heitor Costa
José Franklin dos Anjos de Melo
Lalia Viana Lisboa
Nelson Alves Ferreira Junior
Miguel Capitulino

SENAI – FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS METALÚRGICOS
OSASCO/SP
2012

Resumo
Este trabalho tem o objetivo de se determinar a densidade de três peças diferentes através de experimento.
Possui uma breve introdução relatando o histórico sobre como surgiu ocálculo da densidade, mostrando também os conceitos nele envolvido e também os resultados encontrados em laboratório e os cálculos.

Introdução

Arquimedes foi um filósofo, inventor e matemático grego que viveu por volta do ano 250 a.C. (287 a.C. – 212 a.C.), em uma cidade chamada Siracusa, na Grécia Antiga. Naquela época, o rei Hieron havia mandado fazer uma coroa de ouro, porém eledesconfiou que o ourives o tivesse enganado, misturando algum outro metal - menos nobre - com o ouro. O rei, então, ordenou a Arquimedes que solucionasse o problema, porém o rei não queria que a coroa fosse desmanchada. O prazo que o rei
havia dado a Arquimedes estava se esgotando e, segundo a história, ele acabou encontrando a solução deste problema por acaso, durante o banho. Naquela época, não se tinhaágua encanada em abundância - como atualmente, e os banhos eram mais raros, tomados em banheiras em casas de banho!
Ao entrar na banheira, Arquimedes percebeu que o seu corpo deslocava certo volume de água, fazendo a água transbordar, e deduziu que o volume da água deslocada deveria ser igual ao volume do seu corpo. Assim, ele imaginou que o volume de água, deslocado pela coroa, se essa fossefeita de ouro puro, deveria ser diferente do volume deslocado pela mesma coroa feita com uma mistura de ouro e
outro metal. Isso pode ser traduzido como: uma determinada massa de ouro terá volume menor do que a mesma massa de outro metal, como a prata. Arquimedes ficou tão empolgado com a descoberta que saiu da banheira correndo para casa, sem roupa, gritando: Eureka! Eureka!, que significaencontrei, em grego.

Figura - A história conta que Arquimedes empregou o conceito de densidade a partir da observação do volume de água que transbordava da banheira quando ele mergulhava. Da mesma maneira, concluiu que poderia usar a relação massa – volume para descobrir se o material da coroa era ouro puro.

Na verdade, Arquimedes descobriu - a partir das densidades da coroa e do ouro - que a coroanão era de ouro puro, mas sim misturada com prata ou outro metal. Arquimedes percebeu que massas iguais de diferentes metais deslocavam diferentes volumes de água. Para tanto, comparou a quantidade de água deslocada pela coroa com a quantidade de água deslocada pela mesma massa de ouro e de prata.
A coroa deslocava maior quantidade de água do que a mesma massa em ouro, porém menor do que a mesmamassa de prata. Isso mostra que a coroa não era feita somente de ouro. Ela tinha alguma quantidade de prata em sua composição. Essa descoberta confirmou a fraude!

CONCEITOS

Densidade

A densidade é uma grandeza que expressa à razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância.Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:

matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:

A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Conforme se observa na...
tracking img