A natureza doa filosofia e seu estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A NATUREZA DA FILOSOFIA E O SEU ENSINO


RESUMO


A filosofia é explicada como se pode ensinar, filosofia de um modo que seja jus a sua natureza aberta é uma condição necessária para umacompreensão fecunda de seu ensino é necessário distinguir cuidadosamente as competências, estritamente filosóficas da informação histórica, e a lutura filosófica ativa dos textos dos filósofos da sua meracompreensão.
A filosofia distingue-se de disciplina como a história ou física, poucos resultados consensuais Deus existe contrasta com a história, a biologia ou a física.
Há problemas em aberto emtodas as disciplinas, Em primeiro lugar a teoria do conhecimento de Kant é consensual amplamente aceitas entre os filósofos, vantagens sociológico ou psicológico. A filosofia é uma disciplinaespeculativa que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Há outra razão mais profunda. É natural identificar a solidez acadêmica de uma dada área de estudo com a qualidade de resultado substanciais queessa área produz.
Se não há resultado substanciais em filosofia, o que exatamente para ensinar? A filosofia não é uma disciplina emperica como a história ou a física, é uma disciplina a priori ou quese faz pelo pensamento apenas. São apenas hipóteses sociológicas, psicológicas, biológicas ou outras. Mas precisamos de um argumento filosófico para defender que é imoral provocar dor nos animais nãohumanos ou que não é.
Do ponto de vista do cientismo, este aspecto a priore da filosofia e chocante. Na matemática estudam-se exclusivamente aqueles problemas que podem ser resolvidos recorrendo aosmétodos formais da própria matemática. Isto não deve ser interpretado, contudo, como significando que a filosofia se ocupa de conceitos e não de realidades extraconceptuais ou seja que a filosofia seocupa da nossa concepção da realidade e não da própria realidade, são áreas de saudável intercepção transdiciplinar, que ocorre quando as ciências lidam com aspectos fundacionais da realidade ou tão...
tracking img