A natureza da luz e a óptica geomérica

2754 palavras 12 páginas
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Toledo – Engenharia Civil
Física II – Marcello Alves Tallarico

FERNANDA GARCIA SILVA hELOISA aLVES HORN
PATRÍCIA de lima accorsi

a NATUREZA DA LUZ E A ÓTICA GEOMÉTRICA

toledo
2013
1. INTRODUÇÃO
O comportamento da luz sempre despertou curiosidade na humanidade. Na Antiguidade, alguns filósofos gregos acreditavam que a luz era formada por pequenas partículas, as quais se propagavam em linha reta e com alta velocidade. A partir desse interesse, grandes físicos como Isaac Newton e Christian Huyghens, buscaram desenvolver teorias que explicassem este fenômeno.
Na física, o ramo de estudo da luz é definido como óptica. Esta pode ser dividida em dois pontos de vista: a óptica física ou ondulatória, embasada nas teorias de Huyghens; e óptica geométrica, nas teorias de Newton.
A óptica física estuda a luz com um caráter ondulatório e fenômenos como interferência, polarização, difração, dispersão, entre outros. Já a óptica geométrica estuda a trajetória da propagação da luz, considerando-a como um feixe luminoso.
A partir desses estudos pôde-se comprovar que a luz apresenta os dois comportamentos referidos, ou seja, em determinadas ocasiões a luz comporta-se como onda eletromagnética e em outras como partículas, chamadas de fótons.
Estas e outras características da luz possibilitam a sua aplicação em diversas áreas, tornando o estudo da óptica de suma importância. Algumas das aplicações efetivas podem ser encontradas nas ciências biológicas, como por exemplo, telescópios, microscópios, lentes altamente modernas. Outra área científica que se beneficia com o estudo aprofundado da óptica, tendo apresentado um grande avanço tecnológico nas últimas décadas, é a astronomia óptica, uma vez que seria impossível observar o universo sem bons instrumentos.
Portanto, visando a importância do estudo da óptica, este trabalho busca apresentar de forma

Relacionados