A musicalidade nos anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
PROFESSOR: RONILDO JOSE DE MIRANDA CORDEIRO
DISCIPLINA: ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO E APROFUNDAMENTO

A MUSICALIDADE NOS ANOS INICIAIS

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA-GO
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
PROFESSOR:RONILDO JOSE DE MIRANDA CORDEIRO
DISCIPLINA: ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO E APROFUNDAMENTO
ALUNAS: HÉLIDA, JANIELLY, LUCIRENE, RAIANE, RENATA CAMPOS, VANESSA

A MUSICALIDADE NOS ANOS INICIAIS

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA-GO
2011
Introdução

Este trabalho é de caráter exploratório, sobre a evolução da música e da educação musical desde a era primitiva até os dias atuais.
Será apresentado um brevehistórico sobre a influência grega e romana na evolução musical; a concepção da cultura Sumeriana sobre a música; a música religiosa na Idade Média e na Reforma Protestante; o ensino da música no período Jesuítico no final do século XIX e durante o século XX (na Europa e no Brasil); e o ensino da música no Brasil das décadas de 50, 60, 70, evidenciando toda a influência e evolução que a música atravessoupara se tornar o que de fato é hoje.

História da música

História da Música é estudo das origens e evolução da Música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores,porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.
Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não européia e finalmente da música pré-histórica."
Há, portanto, tantashistórias da música quanto há culturas e espaços no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, história do samba, e assim sucessivamente.

O objetivo do estudo da história da música* Se considerarmos o termo em sua maior abrangência, a história da música envolve ao menos:
* As origens culturais da música em cada grupo humano estudado.
* As influências culturais e sociais que a música exerce e sofre ao longo de seu desenvolvimento.
* A origem e evolução de seus sistemas musicais característicos (que envolvem suas estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas).
* Odesenvolvimento das formas musicais e dos gêneros e estilos.
* A história dos instrumentos musicais e técnicas associadas à sua execução.
* A influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.
* A origem e evolução dos sistemas teóricos utilizados para estudá-la, incluindo sistemas de notação e análise musical.
* As principais personalidades envolvidas na sua evolução. Oscompositores e músicos que marcaram cada período ou gênero específico ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas, estilos e gêneros.
* A cronologia de todos estes temas.
Os métodos usados no estudo da história da música podem incluir a análise de manuscritos e iconografia, o estudo de textos críticos ou literários, a associação entre música e linguagem e a relação entre a música ea sociedade. A análise de artefatos arqueológicos e a documentação etnográfica também são instrumentos úteis a este campo do conhecimento.

A História da música e a etnologia

Uma das razões do conceito difundido de que história da música refere-se apenas à música ocidental é a grande quantidade de obras existentes que tratam apenas desta vertente e predominaram por muitos séculos. Apenas após...
tracking img