A musica de milton nascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: FRANCISCO GONÇALVES DUQUE
ALUNO: RICARDO JANOTE
MATRÍCULA: 20082091

A MÚSICA DE MILTON NASCIMENTO

1942

Aos dois anos de idade, Milton já martelava um piano na casa de seus avós. Logo depois ganhou uma sanfoninha de 2 baixos, que foi seu primeiro instrumento.
Com a morte damãe, Maria do Carmo, Milton vai morar com a avó biológica em Juiz de Fora. Não se adapta e passa parte do dia sentado na calçada, à espera de rever alguém da sua antiga casa. A filha de sua madrinha e que se tornaria mãe adotiva de Milton, sente que algo não vai bem com ele. Conversa com o marido Josino, com os pais Augusta e Edgard, e, então, o jovem casal vai a Juiz de Fora pedir à avó que odeixe morar com eles. Num trem de ferro a nova família, Milton, Lília e Josino, segue para Três Pontas.
1955

Seu primeiro violão, aos 13 anos, foi um presente endereçado à mãe que ele recebeu em casa na ausência da mesma e que, da porta, foi direto para o seu quarto. Nessa época faz amizade com Wagner Tiso e forma com ele o "Luar de Prata", seu primeiro conjunto musical.

1960

O "Luar dePrata" evolui para "Milton Nascimento e seu Conjunto", com o qual se apresenta em várias cidades da região. Com outros amigos a dupla Milton e Wagner forma o grupo "W"s Boys". O grupo faz tanto sucesso que os dois são convidados para integrar o "Conjunto Holliday", em Belo Horizonte, com o qual grava o compacto "Barulho de Trem". Muda-se definitivamente para Belo Horizonte e se instala em uma pensãodo Edifício Levy, onde conhece a família Borges. Além do "Holliday", integra o conjunto de bailes "Célio Balona".

1966

Monta com Wagner Tiso e Paulinho Braga o "Berimbau Trio", onde estréia como contrabaixista. Entre as apresentações do Berimbau Trio compõe pela primeira vez, e não pára mais. Ainda nesse período, grava o elepê "Quarteto Samba-cana", com Pacífico Mascarenhas. Participa doFestival Berimbau de Ouro, em São Paulo, defendendo "Cidade Vazia", de Baden Powell e Lula Freire. Tem sua primeira música gravada pelo conjunto Tempo Trio, a instrumental "E a gente sonhando". No mesmo ano, Elis Regina grava "Canção do Sal".
1967

Contrariado com o clima competitivo dos festivais, decide nunca mais participar de um, mas em 1967 conhece Agostinho dos Santos durante uma de suasapresentações em um bar da capital paulista. Agostinho, a pretexto de gravar em seu próprio disco, pede a Milton uma fita com três músicas e as inscreve no Festival Internacional da Canção. As três são classificadas, Milton é eleito melhor intérprete e uma delas, "Travessia", fica em segundo lugar, tornando-se uma das músicas mais conhecidas e gravadas de Milton, no Brasil e no exterior. Logo apóso FIC grava o primeiro disco solo, com participação do Tamba Trio.No programa "As melhores músicas brasileiras do século XX", da Rede Globo de Televisão "Travessia" ficou em 7º lugar, sendo Milton e Fernando Brant os únicos compositores vivos entre os autores das 10 finalistas.
Lança o segundo disco solo, nos Estados Unidos. Com arranjos de Eumir Deodato e participação de Herbie Hancock,"Courage" dá início a sua carreira internacional, tendo em seu repertório músicas como "Outubro" e "Vera Cruz".
1970

Com quatro discos já lançados ("Travessia", "Courage", "Milton Nascimento" e "Milton e ah, o Som imaginário") grava o "Clube da Esquina", que batiza um dos maiores e mais importantes movimentos da Música Popular Brasileira. As músicas têm arranjos para orquestra de Eumir Deodato eWagner Tiso, em sua estréia como orquestrador. O disco é dividido com Lô Borges. Nas três décadas seguintes, Milton leva o Clube, que reunia talentos como Lô Borges, Tavinho Moura, Beto Guedes e Toninho Horta, de Belo Horizonte para o mundo.

1973 a 1975

Perseguido pela ditadura passa a fazer shows promovidos por DCEs de faculdades. Grava com Wayne Shorter, nos Estados Unidos, o disco "Native...
tracking img