A music ano ensino de historia: o rock nacional da década de 80.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Objetivamos com este trabalho descobrir aspectos relevantes que possibilitem aos educandos da 8ª série do ensino fundamental da Escola Dr. Mário chermont trabalhar a música popular (rock nacional) e sua utilização pedagógica na aquisição do conhecimento por intermédio das oficinas pedagógicas de música. Investigamos as práticas desenvolvidas pelos docentes juntos aos educandos e suascontribuições para tornar esta ação mais prazerosa. Acreditamos que os alunos são apreciadores da música popular, pois a mesma está presente no seu cotidiano fazendo com que os mesmos, vislumbrem a sua aplicação na prática escolar. Concluímos que a nossa pesquisa servirá de base para estudos superiores que estejam conveniados com a temática explorada de forma a inseri-la na aquisição dosconhecimentos.

Palavras-chave: Educação, Conhecimento, Ensino, Música Popular.




CONSIDERAÇÕES INICIAIS


A música popular dos anos 1980 (o rock nacional) e sua utilização pedagógica como aquisição do conhecimento na 8ªsérie do ensino fundamental é um recurso idealizado como inovador para aprendizagem que auxilia no desenvolvimento do pensamento educativo.
Visto que, a partirda análise do contexto histórico de determinada época, o historiador pode utilizar-se da música como ferramenta de trabalho. Pois, ela se faz presente no cotidiano de variadas formas, agregando um imenso público e participando de forma significativa na formação das pessoas, sendo desta forma utilizada como meio de expressão e comunicação, capaz de interferir nos seus comportamentos e demonstraranseios e expectativas que dão sentido as suas emoções.
A escolha do rock nacional da década de 80 enfatizando a banda legião urbana como ícone representativo de tal década, se faz presente por encontrarmos em grande parte das letras de suas músicas evidências de fatos históricos. Letras estas que não se constituem de um discurso neutro, pois identificam como uma determinada realidadesocial é pensada e analisada. Sendo também, um instrumento de construção de representações sociais.
Sendo de vital importância para o desenvolvimento da capacidade humana, justificando-se como meio facilitador para o processo de aquisição do conhecimento, tendo a possibilidade de colocar-se como divulgadora das idéias.
O rock nacional dos anos 80 faz parte de uma geração considerada pensante,estando envolvida com a realidade social de cada sujeito, além de possuir uma vasta riqueza de informações emocionais e intelectuais que visam construir toda uma personalidade, a música tem objetivos e propósitos educativos que perpassam pela sua utilização no contexto escolar.
Desta forma, nos propomos a levá-la como instrumento de pesquisa para dentro dos ideários sociais da realidadeescolar.
Diante de nossa pesquisa, observamos como problemática, a falta de utilização da música popular na aquisição dos conhecimentos na 8ª série do ensino fundamental, por isso nos prontificamos a apresentar as questões norteadoras que são: A música é capaz de desenvolver conhecimentos? Através da música há possibilidades de desenvolver indivíduos críticos e reflexivos? A música pode serconsiderada uma arte contemporânea? Como objetivo Geral, Compreender como a música pode ser utilizada enquanto instrumento dinamizador na aquisição do conhecimento. Nossos objetivos específicos: Propiciar aos educandos por meio das letras de músicas o conhecimento dos fatos históricos; analisar através das composições musicais a participação da sociedade brasileira; favorecer através das músicas umaconstrução de seres pensantes e reflexivos; possibilitar a utilização de versos musicais aos educandos visando significantes debates sobre a história; fomentar entre os alunos a implementação da música no seu aprendizado da história.
Desenvolveremos o trabalho em formas de capítulos, nos quais abordaremos no primeiro capítulo o contexto teórico da música e sua utilização no...
tracking img