A mulher e a familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MULHER E A FAMÍLIA







Fortaleza
Novembro - 2011


1. Problematização
Este estudo levanta algumas questões sobre a construção social da maternidade e busca entender as novas condições que vêm sendo atribuídas à mulher no mundo contemporâneo.

A mudança ocorrida com a entrada da mulher no mundo profissional, a conquista de poder decidir sobre o momento de ter, ou mesmo de nãoter filhos em decorrência dos métodos anticoncepcionais, o divórcio e a possibilidade de estabelecer novas parcerias amorosas. Neste contexto, pode-se dizer que está havendo uma reinvenção, onde a mulher assume novos papéis e novos desafios. A família sofreu mudanças significativas com o passar dos tempos. Atualmente, um número cada vez maior de mulheres trabalha fora de casa e contribui com arenda familiar. Além da maternidade, muitas mulheres preocupam-se com sua realização profissional.

Para a mulher contemporânea, trabalhar e ser uma profissional bem sucedida é somar responsabilidades, mais do que isto é, freqüentemente, suportar certa medida de conflitos e culpa. Cabe acrescentar que essas mudanças presentes e marcantes na família brasileira ampliaram a autonomia feminina, nãoobstante tenham levado a um acúmulo de funções, pois as mulheres passaram a dividir com os homens o sustento da casa e a exercer as novas funções maternas. Este exercício profissional da mulher, mãe, esposa e dona de casa requer, por parte dela, uma sólida estrutura de personalidade, uma capacidade rápida de decisão e uma grande habilidade para contornar os múltiplos problemas e contratempos queencontra em sua caminhada diária em busca de uma auto-realização dentro e fora do lar.

Assim, parece ser esse um tema relevante a ser investigado, já que os novos papéis desempenhados pela mulher na família têm resultado em mudanças na estrutura familiar.

2. Fundamentação Teórica
É importante apresentar alguns conceitos sobre a família. Inúmeras são as tentativas de estabelecer uma definição dafamília. Segundo a conceituação clássica de Lévi Strauss (1972), o termo família é usado para definir um grupo social originado no casamento, constituído por marido, esposa e pelos filhos provenientes de sua união, com membros devidamente unidos por laços legais, direitos e obrigações econômicas, religiosas e outras, com uma variedade de sentimentos psicológicos, tais como amor, afeto, respeito emedo. Para Lévi-Strauss, a família se configura a partir de três tipos de relações: aliança entre o casal (casamento ou legalização conjugal), filiação e consangüinidade.
Para Minuchin (1982), autor da teoria sistêmica, é uma unidade social que enfrenta uma série de tarefas, funcionando como matriz do desenvolvimento psicossocial de seus membros. Segundo o autor de diversos estudos sobrefamília, Osório (2002), a família representa uma unidade grupal na qual se desenvolvem três tipos de relações pessoais, tal qual proposto por Lévi-Strauss - aliança (casal), filiação (pais/filhos) e consangüinidade (irmãos) e que, a partir dos objetivos genéricos de preservar a espécie, nutrir e proteger a descendência e fornecer-lhe condições para a aquisição de suas identidades pessoais, desenvolveuatravés dos tempos funções diversificadas de transmissão de valores éticos, estéticos, religiosos e culturais (p.15).
De acordo com Strey (2007), existe, ainda hoje, uma discussão generalizada sobre o que seja a família e não uma maneira única de considerá-la. A autora considera que a família seja o resultado de uma associação entre pessoas, com a finalidade de construírem a sua vida privada, não emoposição à vida publica, mas em complemento a ela. (p.18).
São tantas as variáveis ambientais, sociais, econômicas, culturais, políticas e religiosas que determinam as distintas composições das famílias até hoje que o simples cogitar abarcá-las num enunciado integrador já nos paralisa o ânimo e tolhe o propósito (Osório, 2002, p.12).
Conforme Duarte (1995), o conceito atual que possuímos de...
tracking img