A mulher no Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação para o Desenvolvimento Sócio profissional e Cultural de Ribeira Grande
Escola Profissional da Ribeira Grande
Ano letivo 2013/2014
Curso:Técnico de Apoio à Infância B – 3º Ano
Disciplina: Psicologia
Módulo 6: Da diferença dos comportamentos à diferença na intervenção



A mulher no Trabalho




Formadora:
Cristina Tavares
Formandos:
Catarina Pacheco
Cláudia PereiraTelmo Andrade


Índice










Introdução


O objetivo geral deste trabalho é analisar a evolução recente da estrutura ocupacional do mercado de trabalho, relacionando-a com o desenvolvimento recente da economia e com a formação social dos papéis sexuais tradicionais definidos para homens e mulheres. Pretende-se verificar a situação global do mercado de trabalho para homens emulheres.A necessidade de analisar a evolução das mulheres no mercado decorre de sua participação sofrer perconceitos, evidenciando sua importância crescente para a dinâmica da economia e para a formação da renda familiar.





















A conquista da mulher no mundo do trabalho

Os rendimentos das mulheres trabalhadoras são cada vez maiores, as mulheres dominam nasuniversidades, ocupam cada vez mais as posições de topo e as melhores empresas avaliam-se pelo número de colaboradores do sexo feminino que têm nos seus quadros. E também é verdade que ser-se uma mulher com uma carreira de sucesso é, por si só, uma tarefa complicada e mais exigente do que quando falamos de um homem nas mesmas condições.
A maior parte das mulheres de hoje gere, simultaneamente,uma carreira e uma casa e consegue obter resultados tão bons ou melhores que qualquer homem que se move pelo meio empresarial. O empenho, a competência ou a dedicação são características de um bom trabalhador e que vão para além da mera questão sexual. São componentes como o empenho, a criatividade, a responsabilidade ou o esmero que distinguem um bom trabalhador. Mas também é de realçar que sãocada vez mais as mulheres quem mais se destaca num mercado de trabalho sempre mais competitivo e feroz.
A ideia de que o lugar das mulheres é atrás do fogão ou do tanque já é mais do que ultrapassada e o sexo feminino tem dado cartas em todos os sectores da vida activa ou da vida académica. Na realidade, nas universidades as mulheres dominam e conseguem ser alunas mais empenhadas e com melhoresresultados do que os obtidos pelos seus colegas homens.






Preconceitos sobre a mulher no mundo do trabalho

O preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho diminuiu muito nos últimos anos, mas ainda é visível num aspeto bem objetivo: a desigualdade salarial. Pesquisas indicam que há uma diferença de até 30% entre salários de homem e mulher ocupantes da mesma posição hierárquicanos mesmos setores de trabalho. Mas também mostram que isso é hoje mais frequente em cargos menos especializados, porque nos cargos que exigem mais especialização a diferença já é menor.
No Reino Unido, 46% mulheres sofreram sexismo (preconceito contra o sexo feminino) no escritório e 44% mulheres disseram que colegas homens já fizeram comentários inapropriados sobre sua aparência.
A inclusão damulher no trabalho

Um ponto positivo e convincente para a inclusão da mulher no nicho trabalhista é o aumento na economia de uma forma geral, pois, há contribuições financeiras tanto as despesas domésticas quanto em suas despesas pessoais. Em muitos casos, há discussões sobre os problemas de mulheres ingressarem no mercado de trabalho e esses problemas geralmente atingem as mulheres, pois suaparticipação na classe baixa ainda predomina em relação ao autoritarismo masculino; as desigualdades e preconceitos as atingem como trabalhadoras e como mulheres; sofrem também com a falta de oportunidades em algumas áreas do mercado como, por exemplo, a área da tecnologia que se apresenta como um destaque e bastante desigual em termos de género. Já no campo da saúde, esse caso é reduzido, as...
tracking img