A mulher no sec xix e xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 O papel da mulher na sociedade
Durante muitos anos na história, a mulher é considerada como um ser submisso e indefeso, colocada em uma situação de dependência da figura masculina, como a do pai, a do irmão ou do marido. Já o homem, é associado à idéia de autoridade, devido à sua força física e poder de mando, com isso passou a assumir o poder dentro da sociedade. Isso se estruturou no quecomumente chamamos de sociedade patriarcal, sendo fundamentada no domínio do homem sobre as decisões da família, o chefe do lar. E que segundo Godelier (1980), esses estereótipos passam a ser ensinados desde cedo, o que estrutura a percepção da realidade social baseada no homem-sujeito e mulher-objeto.
Sem falar que o homem não abdica de seu poder, e que de acordo com as demasiadas interpretações dacriação humana, até mesmo no livro Bíblico de Gênesis, ao qual pertence ao Antigo Testamento, reconhece que a primeira mulher, à qual recebera o nome de Lilith, foi criada por Deus, advinda do homem na condição de seu domínio sobre ela, por se tratar de uma ordem natural, e com isso, Lilith rebelou-se, recusando-se à situação de ser inferior. Tal circunstância, para a modernidade, é entendida coma noção de que Lilith fora a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal.

Fonte: google
Sabe-se que durante muito tempo, a mulher tem procurado lutar pelos seus direitos, e ainda mais, por uma vida digna e bem melhor, como também pelo seu reconhecimento enquanto ser vivo. Antigamente, a mulher era usada como sendo escrava eobjeto sexual, onde tinha que realizar tudo o que lhe era imposto, sendo condenada como um ser inferior. A sua utilidade, permeava apenas nos quesitos de realizar as tarefas domésticas, cuidar dos filhos e satisfazer o homem. O que podemos destacar na subjugação de um sexo pelo outro, o que provoca a proclamação de um conflito entre ambos e que é ignorado ate os dias atuais. E que segundo Engels:Num velho manuscrito inédito, redigido em 1946 por Marx e por mim, encontro o seguinte: ‘ a primeira divisão do trabalho é a que se faz entre o homem e a mulher para a procriação dos filhos’. Hoje posso acrescentar que a primeira oposição de classes que aparece na historia coincide com o desenvolvimento do antagonismo entre o homem e a mulher. (Engels, p. 85)

E retomando a atitude de Lilith,pressupõe-se que a mesma, serviu de exemplo também, para que as mulheres começassem a não depender dos homens. E um dos acontecimentos que ajudou a impulsionar essa situação foi a própria Revolução Industrial, que materializou o trabalho feminino no espaço fabril, o que separou o trabalho doméstico do trabalho remunerado fora de casa.
Diante disso, a Revolução Industrial, revelaria uma nova realidadeeconômica, relacionada ao trabalho da mulher junto às máquinas de tear, onde se pode constatar que não foram poucos os problemas enfrentados pela ala feminina, considerando-se, o contexto pouco amistoso de uma espécie de regime de trabalho muito cansativo, que era realizado no inicio do processo de industrialização, como também da formação dos grandes centros urbanos. Além do mais, destaca-se quea mão-de-obra feminina era incorporada à masculina, no tocante ao auxílio do trabalho, e sob essas condições, é a partir desse momento em que nascem as primeiras disputas pelos postos de trabalho, principalmente no interior das fábricas.

Fonte: Google

Quando o trabalho do homem começava a ser substituído pela mão-de-obra feminina na produção fabril, eles chegavam aacusá-las por roubarem seus postos de trabalho.
Entretanto, foi no momento da Revolução Francesa, em 1789, em que o papel da mulher na sociedade começou a alterar-se, principalmente por conta da exploração e limitação de seus direitos delimitarem essa participação feminina e aos poucos foi surgindo movimentos pela melhoria das condições de vida, de trabalho e igualdade de direitos entre ambos os...
tracking img