A moulage, a inovação formal e a nova arquitetura do corpo. Patrícia de Mello Souza

391 palavras 2 páginas
A moulage, a inovação formal e a nova arquitetura do corpo.
Patrícia de Mello Souza

De acordo com o texto “A moulage, a inovação formal e a nova arquitetura do corpo” de Patrícia de Mello Souza, o espaço corporal, objeto de análise das etapas de um projeto do design de moda, é tridimensional embora se tenha apenas uma consciência abstrata dessa tridimensionalidade, e a técnica de Moulage é um meio de composição mais formal. O texto estuda essa técnica e afirma seu uso no processo de criação e materialização dos produtos de moda.
Uma pessoa pode ocupar uma série de outros espaços e, para que o trabalho do designer cumpra seu desígnio, é necessário que todos esses elementos sejam lembrados, assim será possível criar algo ergonômico e funcional sobre o objeto.
Antes da realização da peça do vestuário, a ação criativa é definida pelo modo como o criador vê o espaço e emprega harmonia, estabelecendo uma semelhança entre sua construção e o produto final.
A estruturação em três dimensões incentiva o contato entre o bidimensional, tecido utilizado para modelar, e o corpo suporte, lidando com medidas de largura, comprimento e profundidade. Permitem a visualização frontal, de lado e de costas, a analisa as linhas de movimento e articulação e a percepção da escala.
Durante o desenvolvimento das formas diretamente nos modelos tridimensionais é possível observar a possibilidade de experimentos e manuseio dos materiais têxteis, os transformando em produtos do vestuário.
No caminho de criação, idealizada para sua manifestação o designer pode utilizar desenhos técnicos, esses podem ser bidimensionais ou tridimensionais, ou da técnica de Moulage. Diferente do desenho tridimensional que representa apenas elementos sobre uma superfície plana, a modelagem tridimensional determina um limite nesse espaço, traz volume e torna mais fácil a visualização da peça. Sendo assim, os manequins técnicos mostram ser eficientes para a proporção do produto e ajudam o criador a desenvolver

Relacionados

  • Moda
    617 palavras | 3 páginas
  • Resenha texto Moullage
    876 palavras | 4 páginas
  • A Expressão Tridimensional no Processo de Criação de Produtos de Moda
    3090 palavras | 13 páginas
  • TCC VERSAO CERTA aline 1
    27211 palavras | 109 páginas