A morte na sagrada escritura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MORTE NA BÍBLIA

DEFINIÇÃO DO TERMO
Para os gregos a morte é uma separação entre o corpo e a alma; para os israelitas a morte é entendia como perda de forças, uma inanição (qualidade de inane, isto é, vazio), o fim de toda a vitalidade.
ETIMOLOGIA
 Hebraico: mawet (morte)
 Grego: thanatos (tanatos) (significa ato de morrer ou estado de morte)
 Latim: mors, mortis (mote, de morte)PALAVRAS CORRELATAS
Trevas, adormecer, fim, inexistência, sombra, castigo, pecado, sepulcro, maldição
1- MORTE NO ANTIGO TESTAMENTEO
A atitude fundamental do povo do AT é a de que a morte é destino universal dos homes (Jos 23,14; 1R2,2; Ecl 9,5). Todos os homes devem morrer (Eclo 14,17), “morremos e somos como água que escorre”(2Sm 14,14). A morte é aceita como uma necessidade inelutávele o israelita se julga feliz se morre velho e saciado de dias (Gn 25,8; 2Cr 24,15). A morte repentina, prematura é conseqüência da ira de Deus (Jó 15,32; Sl 55,24; 90,7)
1.1 - NOS PATRIARCAS (1900 – 1600 a.C.)
No que tange esse período da história do povo de Deus já sabemos que este vivia em pequenas tribos e eram nômades ou seminômades. O contexto social desse povo era eminentemente rural. Aterra, água, descendência, longevidade eram de capital importância. Abraão é uma personagem paradigmática para se entender a relação de Deus com o povo eleito nessa época patriarcal.
- Gn 12,10-20 (a grande mentira de Abraão)
- Gn 13,1-13 (separação de Abraão e Ló)
- Gn 16, 1-6; 21, 8-16 (Agar e seu filho Ismael)
1.2 - NO ÊXODO (1250-1225 a.C.)
Podemos, por assim dizer, que o êxodo é oacontecimento que gera o povo de Deus. Ao encontrar-se submetido a uma extrema exploração o povo grita. Javé escuta o seu grito e envia Moises para libertar seu povo. Este povo libertado por Javé responde a Deus acolhendo a Aliança e assumindo a lei (os dez mandamentos).
Ex 1, 8 – 22 (a opressão do povo israelita)
Ex 2, 11 – 15 (fuga de Moisés para Madiã)
Ex, 3, 7 – 10 (missão de Moisés)
1.3- NO DESERTO
O processo da libertação do povo de Deus se deu em meio enumeras dificuldades. No deserto o povo sofreu tribulações e deparou-se com situações inesperadas (sede, fome, murmuração, idolatria). Em tais circunstancias o povo não hesitava em se revoltar contra Moisés e questionar a saída do Egito.
Alguns textos bíblicos nos ajudam a visualizar a situação de morte do povo de Deus nodeserto:
- Ex 15, 22-25 (o problema da falta de água)
- Ex 16, 1-8 (a falta de alimento)
- Ex 17, 1-7 (imolação e sacrifícios)
- EX 32, 1-24 (o bezerro de ouro: idolatria)
1.4 - NOS JUÍZES (1200 – 1020 a. C.)
O livro dos Juízes se refere à situação dos Israelitas na Palestina no período do Israel pré-monarquico: de uma vida de luta pela sobrevivência diante das ameaças das correntesmigratórias do Ocidente e do Oriente. Do ocidente vieram os chamados povos do mar, entre eles os filisteus; do Oriente vieram os diversos clãs nômades: os moabitas, os amonitas, madianitas e outros. O livro dos juízes é um testemunho do choque dessas correntes migratórias em Canaã.
A morte nesse contexto é resultado da infidelidade do povo para com Deus. Mesmo suscitando juízes para defendê-lo dosataques de invasores, este não ouviu a seu Deus. Como pena Javé o entrega nas mãos dos invasores.
- Jz2,10-23 (infidelidade do povo e fidelidade de Deus)
1.5 - NA MONARQUIA (1020 a.C – 800 a.C.)
Neste período ocorre uma virada importante na história política e religiosa de Israel. O santuário da arca em Silo foi destruído (1Sm 4,1-11) e a unidade está ameaçada ante o crescente perigo filisteu.Uma parte do povo pede um rei (1Sm 8, 1-9), a exemplo das outras nações, mas opõe-se a isso outra corrente de opinião (1Sm 8, 10-22), que defendiam ser Javé o único Senhor de Israel.
A monarquia constitui-se como fruto natural da unidade que estava sendo alcançada já perto do fim do período dos juízes. O ultimo Juiz ungiu o primeiro Rei e este primeiro rei tem muitos traços de um juiz. Mesmo...
tracking img