A Morfologia de camadas limite turbulentas de fluidos não newtonianos puramente viscosos

3958 palavras 16 páginas
A Morfologia de camadas limite turbulentas de fluidos não newtonianos puramente viscosos

Resumo: A estrutura assintótica de camadas limite turbulentas de sistemas não- newtonianos puramente viscosos é investigado através da técnica da variável intermédia. Os casos de Lei de Potência e Fluidos de Carreau são discutidos em detalhe. Os resultados mostram que uma estrutura de duas camadas clássicas persiste com uma espessura de camada viscosa, que é dependente da Lei de Potência, índice, n, e uma solução logarítmica na região completamente turbulenta. Dados experimentais de outros autores são usados para determinar o comportamento funcional do coeficiente linear do log- law com n.

INTRODUÇÃO
O presente trabalho discute a estrutura assintótica da camada limite turbulenta de fluidos não-newtonianos puramente viscosos. Nesse contexto, discute-se a estrutura de fluxo dos fluidos cuja relação entre viscosidade e taxa de fluxo de cisalhamento pode ser expressa em termos de equações simples. Os casos especiais de Lei de Potência e Fluidos de Carreau são detalhados. A conclusão geral é que para um fluido da Lei de Potência a estrutura de duas camadas da camada limite turbulenta não é alterada por mudanças no modelo de viscosidade. As modificações resultam apenas das alterações locais da espessura e da região da solução viscosa.
Em especial, uma solução logarítmica é sempre observada na região totalmente turbulenta. Para fluidos de Carreau, em uma estrutura geral de três camadas, emergem com duas subcamadas viscosas aninhadas. Este resultado é relatado aqui pela primeira vez. Alguns casos limite específicos no entanto, podem resultar em estruturas diferentes.
Foi feita uma comparação entre os resultados atuais e os dados de outros autores para determinar a dependência funcional do coeficiente linear log- law sobre o índice de Lei de Potência, n . O coeficiente angular é sugerido para ser independente de n é igual a o inverso da constante de von Karman), enquanto

Relacionados

  • ementas disciplinas ufabc BC&T - bct
    60539 palavras | 243 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas