A moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
é Help!
PARA ENTENDER
A MORENINHA

Publicada originalmente em jornal, sob a forma de folhetim, a obra é considerada o primeiro romance da Literatura brasileira e alcançou de imediato grande popularidade.
A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, foi o primeiro livro da Literatura brasileira a alcançar significativo êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no país. Lançado em 1844, éconsiderado o primeiro romance do Brasil. Um ano antes, Teixeira e Souza havia publicado O Filho do Pescador, apontado como o marco inicial da prosa romântica no país. A obra, entretanto, contava com uma trama pouco articulada e confusa, sem o necessário acabamento formal e a estrutura límpida que fariam o sucesso do romance de Macedo.

PARA LEMBRAR:
A história de amor entre Augusto e Carolina,com todas as suas peripécias, ilusões e final feliz, pode parecer ingênua e superficial nos dias de hoje. É importante perceber, porém, como nesta obra há procedimentos literários que permitiram a Machado de Assis, por exemplo, retratar, décadas depois, a complexidade inesgotável da alma humana.

1. A FORMAÇÃO DE UM PÚBLICO LEITOR Na primeira metade do século XIX, o Brasil passava por umfenômeno cultural que há muito já se observava na Europa: ao mesmo tempo que crescia cada vez mais o número de leitores no país, verificava-se o surgimento de uma vida cultural na Corte brasileira. Esses acontecimentos eram resultado do gradual desenvolvimento das cidades, em especial a do Rio de Janeiro. O processo iniciou-se em 1808, com a vinda de D. João e da Família Real portuguesa ao Brasil, econsolidou-se após a Proclamação da Indepêndencia, em 1822. Como consequência, surgiram na capital do Império vários jornais e eles trouxeram uma novidade que já era sucesso nas grandes cidades europeias: o folhetim.

1.1. DO FOLHETIM AO ROMANCE: SURGE UM GÊNERO LITERÁRIO Todos os dias, os jornais publicavam, em espaços determinados, histórias de leitura rápida e descompromissada, chamadasfolhetim. Sempre que o enredo alcançava um momento culminante, o texto era interrompido propositalmente. Caso o leitor quisesse saber o desfecho da história, precisava comprar a edição do dia seguinte, quando sairia publicada a continuação. Muitas vezes, o sucesso do comercial do jornal dependia dessa estratégia, uma vez que os leitores, curiosos pelo desenrolar dos fatos, se tornavam assíduoscompradores dos periódicos. Dessa maneira, surgia o romance-folhetim, que, pouco a pouco, incorporou as marcas do seu modo de publicação e as manteve, mesmo quando a obra completa saía impressa em livros.

ANOTE!
Inicialmente configurado como uma simples técnica de publicação de histórias, o folhetim alterou profundamente as características do romance enquanto gênero literário. Os fatos narradospassaram a ter mais destaque que a caracterização dos personagens e funcionaram como elos de uma cadeia vertiginosa de eventos.

Tanto A Moreninha como os outros romances de Joaquim Manuel de Macedo têm as características do romance-folhetim, um gênero de narrativa que irá marcar definitivamente a história do romance brasileiro em seus primórdios.

PARA LEMBRAR:
Muitas obras, diferentes entre si,continuarão a ser publicadas em jornais. Uma delas é o revolucionário livro Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. Embora tenha surgido primeiro em folhetim, nada tem de folhetinesco, muito pelo contrário é critico em relação a esse tipo de romance. Outro exemplo é Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, que saiu pelo Jornal do Comércio em 1911, e só foi editado emlivro quatro anos mais tarde.

2. ENREDO A história de A Moreninha gira em torno de uma aposta feita por quatro estudantes de medicina da cidade do Rio de Janeiro do fim da primeira metade do século XIX. Um deles, Augusto, é tido pelos amigos como namorador incorrigível. Ele próprio garante aos colegas se incapaz de ama uma mulher por mais de três dias.
Um de seus amigos, Filipe, o convida...
tracking img