A moda na França no Século 19 foi divid hellip

427 palavras 2 páginas
A moda na França no Século 19 foi dividida em 2 períodos, o primeiro que teve inicio no em 1800 até 1815, onde foi denominada de “moda imperial”, baseada na silhueta neoclássica e em 1815 até 1825, onde ocorre o fim do período neoclássico, chamado de Regência, cujo a moda vai migrando para o estilo romântico.
A moda neoclássica ou Imperial foi inspirada na Grécia antiga e teve seu ápice na coroação do Imperador Napoleão em 1804, os trajes tinham uma pegada um tanto quanto tropical, pois a França também passara por um aumento de temperatura súbito. Napoleão Bonaparte fez questão de fazer a França um país líder em moda, promovia a economia francesa através da moda. Todos copiavam o estilo de roupa que os Imperadores utilizavam.
Moda Feminina: Era utilizado uma espécie de camisola leve decotada que ia até os tornozelos com uma saia em formato de A onde a cintura era localizada abaixo do busto e pequenas mangas abaloadas e as roupas diurnas poderiam ter golas, mangas e nenhum enfeite.
Vestidos branco era um sinal de status social, pois sujava com muita facilidades, era geralmente usado a noite, com rendas, decotes e luvas longas, moças usavam cores mais suaves, tons mais claros e as senhoras utilizavam cores mais escuras, como roxo ou preto.
O corsetelet já não era mais tão utilizado, somente por uma minoria que queria parecer mais magra, nessa época houve a criação de lingeries que disfarçavam a transparência dos vestidos por terem um tom mais nude, que mais tarde deu origem ao sutiã moderno.
Não utilizava-se mais saltos, os sapatos eram equiparados a sapatilhas, e sapatos de bailarina. Xales eram bastante utilizados, juntamente com as sombrinhas, leques e reticulas.
Os cabelos eram presos, repartidos ao meio com cachos, mulheres casadas e mulheres elegantes deveriam sair às ruas usando bonnets com abas largas cobrindo as orelhas.
Moda masculina: Os franceses utilizavam da mesma moda inglesa, o tecido da camisaria era muito utilizado por ser mais estático e fácil

Relacionados