A membrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MEMBRANA PLASMATICA
estrutura (morfologia)
Os lipídeos, substâncias oleosas, são as principais moléculas presentes na membrana plasmática e o fato deles não se misturarem com a água ajuda no papel da membrana plasmática de separação da célula do seu meio externo. 

Os lipídeos da membrana são chamados de fosfolipídios e se organizam em uma bicamada (duas camadas justapostas). 

Osfosfolipídios possuem uma cabeça polar, formada por fósforo (que pode ficar em contato com a água) e caudas apolares (que não tem afinidade por água) que ficam voltadas para o interior da membrana. 

Além dos fosfolipídios a membrana também possui proteínas, que funcionam como portas e janelas da célula, e açúcares ligados aos lipídeos e às proteínas. Ou seja, a composição da membrana plasmática... éprincipalmente lipoprotéica ( lipídios + proteínas)
  Estruturas da membrana:
- Poros ou canais: são "falhas" na membrana constituídas por proteínas ou por moléculas lipídicas. Permitem a passagem de moléculas pequenas cujo diâmetro seja inferior ao diâmetro do poro. Os poros têm diâmetro variável apresentando um valor médio de 0,8 nm. Esses canais podem ter carga positiva, negativa ou seremdestituídos de cargas. Os canais com carga positiva facilitam a passagem de moléculas negativas e vice-versa.
Os canais podem apresentar portões.
- Zonas de difusão facilitada: são regiões que possuem moléculas de uma determinada espécie química, em alta concentração. Moléculas afins se difundem com facilidade através dessas zonas. Exemplos: lipídios e proteínas.
- Receptores: são locais (sítios)específicos da membrana onde podem se encaixar moléculas (mensageiras) que passam uma determinada informação à célula.
Alguns receptores podem estar acoplados a canais regulando, dessa forma, os processos de permeabilidade celular receptores, freqüentemente estão associados aos operadores.
- Operadores: são estruturas protéicas capazes de realizar transporte contra um gradiente de concentraçãodo soluto transportado. Operam no sentido unidirecional e são dependentes do fornecimento de energia (ATP).

A MEMBRANA PLASMÁTICA

2. Estrutura Microscópica e 
UltramicroscópicaA membrana plasmática é tão fina que não pode ser visualizada nem nos melhores microscópios ópticos. Apenas os microscópios eletrônicos são capazes de permitir a observação de alguns aspectos morfológicos dasmembranas. Ao microscópio eletrônico, a membrana plasmática mostra-se como uma estrutura trilaminar, ou seja, como três camadas sobrepostas. Essa estrutura trilaminar é conhecida por unidade de membrana. As Trocas entre os Meios Intra e Extracelular Transporte pela Membrana Plasmática fisiologiaA capacidade da membrana de ser ou não atravessada por determinadas substâncias corresponde àsua permeabilidade. As membranas são classificadas em quatro categorias, de acordo com a sua permeabilidade:a. Membranas permeáveis: são aquelas que permitem a passagem, através delas, tanto dos solutos como do solvente;b. Membranas impermeáveis: não permitem a passagem nem dos solutos e nem do solvente;c. Membranas semipermeáveis: são as que permitem a passagem do solvente, mas impedem a passagem dos solutos.d.Membranas seletivamente permeáveis: permitem a passagem do solvente e também de alguns tipos de solutos. Os fatores que determinam quais são os solutos capazes de atravessar a membrana ou não são o tamanho da molécula, sua carga elétrica, sua polaridade, etc. As membranas celulares se enquadram nessa categoria.A passagem de partículas através das membranas é aleatória e sempre acontece em maior fluxodo local de maior concentração para o local de menor concentração. Esse tipo de movimento é chamado a favor do gradiente de concentração. Esse movimento a favor do gradiente de concentração acontece até que se estabeleça igualdade de concentração entre os dois meios, ou seja, até que a distribuição de partículas seja uniforme.Os principais mecanismos de passagem de substâncias através das...
tracking img