A mediunidade e seus cuidados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A mediunidade e os seus cuidados





Astolfo O. de Oliveira Filho
De Londrina-PR


I – Conceito de médium


1. Allan Kardec deu-nos a respeito do vocábulo médium dois significados:


“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por issomesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos.” (LM, cap. 14, item 159.)
“Médium: pessoa que pode servir de intermediário entre os Espíritos e os homens.” (LM, cap. 32.)


2. Afirma Emmanuel: “A mediunidade é aquela luz que seria derramada sobre toda carne e prometida pelo Divino Mestre aos tempos do Consolador, atualmente em curso na Terra”. (O Consolador, questão382.)
3. M. B. Tamassia é bem claro: “Médium é instrumento, intermediário, meio hominal de captação barôntica. Sensitivo é outra coisa, não se trata de intermediário, porque ele próprio é o produtor do fenômeno.” (Médium, quem é, quem não é, Prefácio, pág. C.)
4. A faculdade mediúnica depende do organismo e pode ser desenvolvida quando exista no indivíduo o princípio, mas a predisposiçãoorgânica independe da idade da pessoa, do sexo e do temperamento.
5. Cada criatura emite raios específicos e vive na onda espiritual com que se identifica. A mente permanece, pois, na base de todos os fenômenos mediúnicos. Agimos e reagimos uns sobre os outros, por meio da energia mental em que nos renovamos constantemente.
6. Em nossa caminhada evolutiva, somos todos instrumentos das forças com asquais sintonizamos. Somos, pois, médiuns dentro do campo mental que nos é próprio. Se nosso pensamento flui na direção da vida superior, associamo-nos às energias edificantes. Se nos escravizamos às sombras da vida primitivista ou torturada, entramos em sintonia com forças perturbadoras e deprimentes.


II – Quem são os médiuns na atualidade?


7. Os médiuns, em sua generalidade, não sãomissionários na acepção comum do termo. São almas que fracassaram desastradamente, que contrariaram, sobremaneira, o curso das leis divinas e que resgatam, sob o peso de severos compromissos e ilimitadas responsabilidades, o passado obscuro e delituoso. (Emmanuel, p. 65 e 66)
8. Quase sempre, são Espíritos que tombaram dos cumes sociais, pelos abusos do poder, da autoridade, da fortuna e dainteligência e que regressam ao orbe terráqueo para se sacrificarem em favor do grande número de almas que desviaram das sendas luminosas da fé, da caridade e da virtude. (Obra citada.)
9. “Não existe médium perfeito aqui na Terra”, afirma Divaldo Franco. “Todos somos falíveis, exceção apenas de Jesus, que foi o médium perfeito de Deus, no exemplo e na revelação das Leis Divinas.” (Moldando oTerceiro Milênio, p. 40)
10. Os atributos medianímicos, afirma Emmanuel, “são como os talentos do Evangelho”. “Se o patrimônio divino é desviado de seus fins, o mau servo torna-se indigno da confiança do Senhor na seara da verdade e do amor. Multiplicados no bem, os talentos mediúnicos crescerão para Jesus, sob as bênçãos divinas; todavia, se sofrem o insulto do egoísmo, do orgulho, da vaidade ou daexploração inferior, podem deixar o intermediário do invisível entre as sombras pesadas do estacionamento, nas mais dolorosas perspectivas de expiação, em vista do acréscimo de seus débitos irrefletidos.” (O Consolador, questão 389.)



III – Como desenvolver ou educar a faculdade mediúnica



11. A mediunidade não deve ser fruto de precipitação nesse ou naquele setor da atividadedoutrinária, porque em tal assunto a espontaneidade é indispensável, considerando-se que as tarefas mediúnicas são dirigidas pelos mentores do plano espiritual. (O Consolador, questão 384.)
12. Ensina Léon Denis que o homem tem de se submeter a uma complexa preparação e observar certas regras de conduta para desenvolver em si o precioso dom da mediunidade. É preciso para isso, simultaneamente, a...
tracking img