A medida da atividade economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A MEDIDA DA ATIVIDADE ECONOMICA

Trabalho apresentado na Disciplina de ECONOMIA POLITICA do 1 ano, Curso de Direito – Noturno – Ano de 2012 – Turma E Professor Peter

Dourados 2012

INTRODUÇÃO
O trabalho realizado abordou temas específicos de macroeconomia visando exemplificar e conceituar algumas praticas econômicas. Os tópicos do trabalho se concentram principalmente em medidas daatividade econômica, formação de renda e sua relação com o crescimento econômico, e também conceitua os quatro tipos de políticas macroeconômicas.

1. O CONCEITO DE VALOR ADICIONADO: O PRODUTO NACIONAL
O conceito de valor adicionado é entendido como: Valor Adicionado = Valor Bruto de Produção (VBP) – Consumo de Produtos Intermediários (matérias-primas e componentes) O Valor Bruto de produção (VBP):é o faturamento, a receita de vendas, de cada setor produtivo. Retirando da receita de vendas os gastos com a compra de bens intermediários, o que sobra é a remuneração dos fatores de produção de cada setor, mas o valor total, i.e., sem discriminar quanto foi pago em salários, ou juros, ou aluguéis, ou lucros. O conceito de valor adicionado é uma forma alternativa e a mais operacional para mediro produto e a renda nacional do que diretamente pela soma de produtos finais, já que a conceituação de bem final não é muito simples; depende do uso que se fará posteriormente, sendo difícil aferi-lo a partir do fabricante. Por exemplo, a gasolina vendida nos postos pode ser utilizada tanto como bem final para o consumidor, como bem intermediário para uma empresa. Para exemplificar o conceito devalor adicionado, utilizaremos a produção de pão.
Trigo (a) receita de vendas (VBP) (b) Compras intermediárias 100 Farinha 400 Pão 1.000 PN=DN =1.000

0

100

400 =1.000 = RN

Valor adicionado 100 + (a-b) Renda paga pelo setor de trigo aos fatores de produção (VA trigo)

300 + Renda paga pelo setor de farinha aos fatores de produção (VA farinha)

600 Renda paga pelo setor depanificação aos fatores de produção (VA pão)

O problema de dupla contagem no cálculo do produto pode ser resolvido de duas formas: 1. computar, na apuração do produto, somente o valor dos bens e serviços finais. No exemplo, somente seria computado o valor dos pães, que é o produto final (não é utilizado para a produção de outros bens); 2. computar, na apuração do produto, somente os valores adicionados emcada etapa do processo de produção. Assim, seriam computados o valor da produção do trigo na fazenda e os valores agregados (de salários, juros, lucros, aluguéis) pelo moinho e pela padaria. O exemplo acima mostra o método do valor adicionado. O valor adicionado está diretamente relacionado ao segundo conceito macroeconômico básico: o de renda nacional (remunerações pagas aos fatores de produçãomobilizados pelas empresas.

2. O CONCEITO DE RENDA NACIONAL(RN)
A Renda Nacional é a soma dos pagamentos feitos aos fatores de produção que foram utilizados para a obtenção do produto nacional. EXEMPLO: Empresa agrícola que use trabalho, terra, máquinas e equipamentos, e capital de giro = para produzir arroz e soja.

PRODUÇÃO

VT da produção de arroz VT da produção de soja

600 400RENDA

total de pagamentos de w aluguel juros pagos lucro

800 80 20 100

Total

1000

Total

1000

OBS: não incorpora os insumos intermediários

3. CONCEITO DE DESPESA NACIONAL(DN)
Um terceiro conceito diz respeito à destinação que é dada ao produto e à renda nacional. Ou seja, o Produto nacional também pode ser medido pela ótica das despesas realizadas pelos agentes, ou seja,consumidores, empresas, governo e estrangeiros. As nações produzem bens e serviços que se destinam a duas grandes categorias de dispêndio nacional - o consumo e a acumulação. A soma do consumo e da acumulação está representada pelos investimentos em bens de capital, é igual ao dispêndio nacional. A renda, o produto e o dispêndio nacional são expressões contabilmente equivalentes. São três...
tracking img