A luta pelo direito de rodolf von ihering

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LUTA PELO DIREITO

introdução

O Direito é o resultado que se alcança após a investigação, não sera somente o fim, mas o meio e o caminho que este seguiu, o qual deve alcançar a solução da questão como um todo.
O meio para consegui-lo não é mais que a luta contra a injustiça. A idéia de separar a luta da paz, não terá fundamento, porque a paz e o resultado e a luta é o meio de atingireste resultado. Negar-se-ia o direito se fosse em prol da luta da injustiça contra este, porém tratasse aqui da luta do direito contra a injustiça, se o individuo não pugnasse por seu direito estaria negando a este, e esta luta deverá ser tão duradoura como o mundo, porque o direito sempre terá de proteger-se dos ataques da injustiça.
A luta é um elemento do direito que consiste na sua natureza ena condição de defender seu ideal.
Na obra do autor fica evidenciado que todo direito fora adquirido por meio da luta, direito este, tanto do individuo, quanto o da coletividade, então pressupõe que estes estejam dispostos a defende-lo também. A luta pelo direito parte da premissa que o direito não é somente uma idéia, mas também é a força que essa idéia demonstra.

“É a razão porque ajustiça, que sustenta em uma das mãos uma balança em que pesa o direito, empunha em outra uma espada que serve para faze-lo valer”

E este é o equilíbrio de ambas as partes, por que se somente tivesse a balança só poderia pesa a injustiça, e nada poderia fazer contra quem a cometeu, todavia se tivesse somente a espada não teria o discernimento para pesar este direito. Todo aquele que defende seudireito como obrigação, contribui para a força deste em lutar pela justiça. Existe homens que se contentam com os limites que a lei lhes impõem, e que não compreendem que o direito não é somente o reino da paz e da ordem, mas também a luta para alcança-los.

“O direito e a propriedade são semelhantes à cabeça de Jano, têm duas caras; uns não
podem ver senão um dos lados, outros só podem ver o outro,daí resultando o diferente juízo que
formam do assunto”

No livro fica comprovado que para uns a paz é a base da vida, e que se limita a não lutar pelo direito, para outros as batalhas é a sua base, porque sem luta não se alcança o direito de ter direito e como sua consequência deixar a paz.
O direito contem duplo sentido: o objetivo e o subjetivo, porém nestas duas correntes este manterá aresistência para triunfar ou continuar na batalha, porque sem luta não haverá direito. O estado que queira manter sua ordem legal, deverá lutar sem cessar contra aqueles que atacam o direito.
Quando o interesse que ali é protegido, seja decorrente da sua atividade, não importará quanto tempo esta luta se dará o que importa é que seu direito seja garantido. E que as grandes vitorias partem daexistência de uma luta, mas não uma luta comum, uma luta das mais persistentes e duradouras para que se defenda os interesses do povo.
Nossos direitos só foram adquiridos após lutas intensas, de trabalhos ardorosos e difíceis, que em muitas vezes chegam a ser comparados aos partos, dolorosos e difíceis, como o trabalho para estabelecer estes direitos.

“Este, nada mais é que a luta para alcança-lo,será o meio que se deve travar para adquiri-lo e também os benefícios que se desfrutará depois de conquistado. O direito será o resultado dos esforços, e dos trabalhos para conquistar a evolução da sociedade e também de seus interesses.”
O INTERESSE NA LUTA PELO DIREITO

Não será somente o interesse material, mas também o direito a honra e de sua pessoa. Muitas vezes ao nos depararmos emdeterminada situação, não brigaríamos somente pelo material, mas iriamos até o fim se o objeto em litigio fosse a nossa honra, ou moral de nosso direito que ali se ferisse, por qualquer que seja o sacrifício que tenha de exercer, o sacrifício do direito a paz ou a paz ao direito.
O autor trata que este será uma soma de lucros e perdas, porque para quem tem dinheiro, o que será um valor que para ele...
tracking img