A LOG STICA REVERSA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVONAS ORGANIZA ES

1472 palavras 6 páginas
A LOGÍSTICA REVERSA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVONAS ORGANIZAÇÕES

Cleide Ane Barbosa da Cruz1, Rodrigo Silva de Santana2,
Itallo Santiago Fonseca Sandes3

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre os conhecimentos teóricos a cerca da logística reversa, destacando a mesma como um diferencial competitivo nas organizações. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a logística como um diferencial competitivo nas organizações. Visualiza-se através da pesquisa que a logística reversa um diferencial competitivo nas organizações, devido à mesma buscar não somente a comercialização dos produtos, mas o reaproveitamento dos mesmos desde a sua venda ou até mesmo após os produtos terem sido consumidos.

1. INTRODUÇÃO
A utilização da logística surgiu da necessidade das organizações de melhor distribuir seu espaço físico, mas com o passar dos tempos, a logística passou a ter uma importante função nas organizações, a de planejar todo o processo de fluxo de mercadorias. No caso da logística reversa, diferente da logística comum, visa recuperar produtos de maneira sustentável.
Diante deste contexto surge a problematização deste artigo: A utilização da logística reversa pode ser considerada um diferencial competitivo para uma organização?

2. LOGÍSTICA: ORIGEM E DEFINIÇÕES
Atualmente o processo logístico está auxiliando as organizações em relação à distribuição e armazenagem de seus produtos, sendo que a mesma se desenvolveu através das operações militares.
Além disso, Martins (2006, p. 325) colocou que “no Brasil, a logística apareceu nos anos 1970, por meio de um de seus aspectos: a distribuição física, tanto interna quanto externa, foco principal de nossa atenção”. Ainda, Chiavenato (2005, p. 162) afirma que:
A logística envolve o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de

Relacionados