A Literatura Infantil e seus encantamentos e possibilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino
Disciplina: EM 452 - Prática Pedagógica A - Estágio em Docência na Educação Infantil
Profa Catarina Moro





Franciele Palácio Idalgo
Malu A. Campos Distefano2.



Este trabalho tem por objetivo tratar do tema Literatura na educação infantil, focando-se em sua importância e comosua influência pode potencializar o desenvolvimento infantil. Acreditamos que quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente, foi baseando-se nisso que procuramos desenvolver um trabalho que apresente as especificidades e as vantagens de se trabalhar com uma boa propostade literatura. A escolha do tema partiu das observações que realizamos durante o período de estágio na instituição de educação infantil, nas quais evidenciamos a necessidade de inovar as práticas de leitura e contação de história, uma vez que estas aconteciam de maneira mecânica e sem a preocupação de despertar nas crianças gosto pela leitura. Nossa prática docente também foi baseada neste tema, enela tentamos aplicar um pouco de nossos conhecimentos à partir das contribuições de alguns teóricos como Magda Soares, Maria Cristina Rizzoli, Manferrari entre outros. Procuramos realizar atividades diferenciadas que tornassem o momento da contação de historia num momento prazeroso, para tanto, utilizamos uma metodologia diferenciada da utilizada na instituição à fim de dentre muitos outrosbenefícios que a literatura infantil proporciona, desenvolver nas crianças o gosto e o prazer pela leitura.
Portanto, procuramos apresentar neste trabalho uma reflexão acerca das nossas vivências no campo de estágio bem como os princípios que nos incentivaram e nortearam a nossa ação pedagógica.


2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DO(S) GRUPO(S)

O CMEI Moradias Belém, no qual realizamos oestágio, fica localizado na região do bairro Boqueirão, no município de Curitiba e atende aproximadamente 163 crianças com idade entre 4 meses e 5 anos e meio em período integral. A instituição possui um amplo espaço que se divide em 7 salas, as quais atendem as turmas: Berçário Único (1 sala), Maternal I (1 sala), Maternal II (2 salas), Maternal III (2 salas) e Pré, um pátio interno semi-coberto,dois parques de areia com brinquedos específicos para cada faixa etária, um refeitório, um lactário, uma cozinha, uma lavanderia e uma sala do Mama Nenê. Para uso administrativo a instituição dispõe de uma secretaria,  almoxarifado e refeitório. Conta também com o trabalho de 30 profissionais, sendo educadoras, professoras, pedagoga, diretora e agente administrativo. Cada turma recebe entre 18 e 32crianças e 2 ou 3 professoras/educadoras dependendo da faixa-etária. As observações e ações pedagógicas foram realizadas em duas turmas distintas, cada uma de nós ficou responsável por uma turma. Distinguiremos as turmas em grupo A e grupo B.
O grupo A, corresponde a turma do Maternal II. Fazem parte desse grupo 23 crianças, no inicio eram 20, mas ao longo das observações atingiu o numero de 23crianças, a maioria na faixa etária de 2 anos à 3 anos, porém algumas crianças estavam acima dessa faixa etária, conta ainda com 3 educadoras.
O grupo B, que corresponde a turma do Pré é composto por 32 crianças com idade entre 4 e 5 anos, sendo dois deles crianças especiais, uma professora e duas educadoras.


TÍTULO?

A primeira etapa do nosso estágio no CMEI foi a fase das observações edos registros das observações que fazíamos. Em meio a tantas novidades, no início, o nosso olhar esteve mais focado em observar questões relativas à estrutura e organização do espaço, à rotina, ao trabalho pedagógico e à relação adulto-criança e entre crianças. Com o tempo e diante do nosso interesse pelo tema passamos a dar maior atenção à maneira como se desenvolvia o trabalho com a literatura...
tracking img