A LIBERDADE PARA A MENTE E PARA PROBLEM TICA DA CAUSA DO COMPORTAMENTO HUMANO

261 palavras 2 páginas
A LIBERDADE PARA A MENTE PARA PROBLEMÁTICA DA CUSA DO COMPORTAMENTO HUMANO

A liberdade humana está na noodinâmica, que é uma tensão essencialmente humana. Ela é a tensão que se estabelece entre o homem e o sentido, entre o ser e o dever-ser. Nela está presente a liberdade a qual permite escolher uma ou outra possibilidade.
A liberdade máxima do ser humano disse Frankl, estar em escolher a atitude diante das situações limites da vida e da morte. A decisão consiste em “entregar-se” passivamente ou “assumir ativamente” a luta por algo ou alguém, dignos dessa dor e sofrimento.
Ao analisar a causa da problemática do comportamento humano, percebemos que a liberdade é limitada. Pois o ser humano sempre se encontra envolvido em situações que não escolheu. Sempre já nos encontramos num ambiente sociocultural, já apresentamos caracteres corporais específicos, já vivemos num determinado ponto do espaço-temporal, etc. São essas limitações nos permitem agir livremente, pois a liberdade só existe frente a um destino ou vínculos. Não somos livres das nossas limitações, mas temos a liberdade de nos posicionar diante delas. Sendo livres para algo e não de algo.
Durante sua existência o homem vai se libertando de suas determinações: biológicas, psicológicas ou sociológicas. Dominando-as ou configurando de acordo com seus projetos.
Frankl diz que o ser humano é autodeterminante, porque ele é quem determina se resiste ou não a esses condicionamentos. E dessa forma a ele são apresentadas escolhas obrigatórias, ainda que participe delas como se não fosse livre para decidir ou que não tivesse possibilidades para escolher.

Relacionados

  • cultura e razão prática texto
    37644 palavras | 151 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas
  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas