A lenda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LENDA
A história mais intrigante sobre aguardente de cana-de-açúcar que percorre estradas e bares brasileiros é da cachaça Havana. Produzida na cidade de Salinas, em Minas Gerais, Havana é muito procurada por apreciadores da bebida, que tem seu preço comercializado entre R$120,00 a R$150,00 a garrafa. Apreciadores concluem que é pelo sabor encorpado da Havana que se conhece uma boa cachaça"ela que desce redondo pela garganta", como diz João de Souza Silva, da Cachaçaria Paulista, quando degusta uma cachaça de qualidade. Não é, apesar de ser de boa qualidade. Talvez, pensariam, a embalagem seja sofisticada para os padrões da bebida. No entanto, podemos notar que é tão simples quanto às demais cachaças. Chega a ser uma lenda como conta Heleno Medrado, amigo de Anísio Santiago, de 80anos, fazendeiro que produz a Havana há mais de 40, na Fazenda Havana Salinas, em Minas Gerais. "Anísio dificilmente vende a mais de 40, na Fazenda Havana Salinas, em Minas Gerais. "Anísio dificilmente vende a Havana. Normalmente ele a troca por outros produtos e, muitas vezes, paga os funcionários de sua fazenda com a própria Havana", conta Heleno. Segundo ele, o funcionário se dirige a umcomerciante local e vende a cachaça. Havana impondo uma margem de lucro. E assim, da mesma/arma ele passa de comerciante a distribuidor até chegar ás metrópoles brasileiras com um preço exorbitante. "E tem mais. Se você chegar na fazenda e pedir para comprar uma caixa de Cachaça Havana, Anísio lhe dirá que só duas garrafas. Ele nunca tem Havana em grandes quantidades” completa Heleno.
GÊNIO Salinas temum gênio. Ele usa congas recortadas nas laterais, para conforto dos calos, e veste camisas furadas pela brasa do cigarro. Com 88 anos e aparentando bem menos, avesso a entrevistas, Anísio Santiago acordou de bom humor na manhã em que contou a PLAYBOY como produz a melhor cachaça do Brasil e do mundo. A prosa fácil ajudou a desfazer a aura de esquisitice que cerca o velho mito local. De fato, Anísiocoleciona excentricidades: raramente deixa alguém tocar no seu caminhão Chevrolet 47 original; nunca, nunca tira fotos; e tem um cachorro que só mostra os dentes depois das 6 horas da tarde. Por trás das rabugices surge um irresistível amante de música caipira, festa junina e futebol.
Mais interessado em falar sobre sua roça de milho, que "desenvolve igual moça, de uma hora para outra", Anísiorevela o segredo da Havana entre seus causos.
"Não se pode ter usura", ensina."Deve ter paciência e capricho." Paciência para esperar que a cana java, antiga, cresça sem a ajuda de químicos e para deixar que o fermento, à base de cana tritura da e farinha de milho torrado, "faça arder" a garapa naturalmente. Capricho ao lavar as peças de cobre e na construção do alambique, meticulosamenteplanejado.
Paciência também não pode faltar aos interessados na Havana. Com uma ínfima produção de 5000 litros por ano, é preciso perseverança para achar garrafas de Havana.Algumas são encontradas com os empregados de Anísio, que recebem o salário em litros da cachaça. Outras, também poucas, estão em lojas especializadas, a preços de até 150 reais. Neste caso vale o alerta ao capricho. Verifique seela não é mais uma das incontáveis falsificações da bebida produzida pelo gênio de Salinas.


O nome HAVANA foi patenteado pela empresa cubana Havana Club, obrigando o "mito" das cachaças, a mudar o seu nome. Apesar do produto continuar sendo o mesmo, a cachaça HAVANA passou a se chamar Aguardente de Cana ANÍSIO SANTIAGO.
O nome da produtora que era Indústria e Comércio de Aguardentes HavanaLtda., foi mudado para Indústria e Comércio de Aguardentes MENAGO Ltda.
A Fazenda continuou com o mesmo nome, ou seja: Fazenda Havana Salinas M.Gerais.

CACHAÇA HAVANA, SALVEM O MITO
Roberto Carlos Morais Santiago (*)
Em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, o Sr. Anísio Santiago começou a produzir a cachaça Havana, em sua propriedade rural, no Município de Salinas, situado no norte de...
tracking img